Durante o primeiro dia do (5°) Fórum Internacional de Cidades Criativas que aconteceu em Franca, inclusive sendo a primeira cidade do estado de São Paulo a sediar o FICC, tive a oportunidade de participar do meu primeiro passeio literário da vida! Mas não é apenas um passeio literário, são com agentes da cultura, poetas e personalidades de área incríveis vindos de vários lugares do Brasil para conhecer nossas histórias e poetas e também com participantes internacionais que participaram do fórum também.
Continua após a imagem…
Pense comigo, entrar na casa de alguém é um costume social de muita beleza, mesmo que poucas vezes notada, porque revela a intimidade, mas, imaginem poder experimentar tantas riquezas em plena rua? Foi oque fizemos no primeiro dia de fórum. A segunda parada do dia foi no centro da cidade, onde ao sair do ônibus, logo na frente a igreja matriz, o presidente da academia francana de letras e membro do NEPEC, o José Lourenço Alves, declamou várias poesias de poetas francanos ou que por aqui passaram.
Continua após a imagem…
Em seguida tivemos uma extraordinária intervenção artística, com uma encenação da ativista Flávia Mildres interpretando de forma excepcional a escritora Carolina Maria de Jesus, em um dos trechos em que a escritória faz uma passagem pela cidade de Franca-SP, que se encontra no livro Quarto De Despejo (1960), um dos livros afrodescendentes mais conhecidos do mundo.
Continua após a imagem…
Não podemos deixar de escrever sobre a explicação de José Lourenço Alves sobre o significado de cada imagem, figura e simbolo da bandeira da cidade de Franca.