– Com este produto é possível adquirir imóveis, bens móveis, veículos, implementos agrícolas, serviços e até fazer a festa dos sonhos, de forma prática e sem juros –
Comprar um imóvel, um veículo, um implemento agrícola ou, ainda, realizar aquela viagem dos sonhos, fazer um procedimento estético… Sejam bens móveis, imóveis ou serviços, há uma forma simples e com baixíssimas taxas de conquistá-los. Como? Fazendo um consórcio! Uma forma de aquisição de bens e serviços. Através dele, os participantes pagam parcelas mensais a um fundo comum.
“O consórcio é uma forma prática de o cooperado adquirir o seu bem ou serviço, uma forma de antecipar e realizar o seu sonho. No consórcio, o cooperado não paga juros e, no Sicoob 3 Colinas, não tem taxa de adesão”, destaca a analista de produtos especialista em consórcios da cooperativa de crédito, Adriana Lima Tolentino.
O consorciado pode ser contemplado e resgatar a carta de crédito através de lances ou sorteios, que acontecem mensalmente. No Sicoob 3 Colinas, há consórcios específicos para veículos pesados – implementos agrícolas, caminhões e reboques – e o de autos, voltados para motos, carros e caminhonetes.
Outra opção é o consórcio de serviços. Com ele, é possível utilizar a carta de crédito para, por exemplo, cirurgias estéticas, viagens, festas de casamento e de aniversário, além de contratar mecânico – opção muito procurada na região, como revela Adriana.
Já o consórcio de bens duráveis possibilita a compra desde geladeiras a triciclos, jet-ski, drones ou placas solares. As opções são variadas.
“E temos o consórcio de imóvel, para aquisição de terreno a apartamento, para imóvel pronto ou para construir”, explica a analista, acrescentando que o FGTS pode ser usado, neste caso de imóveis, para oferecer lance.
Vantagens do consórcio
Além da flexibilidade da escolha do que adquirir através do consórcio, a principal vantagem sobre o financiamento é a inexistência de juros. O cooperado que compra um veículo financiado, por exemplo, e considerando as atuais taxas de mercado, paga em média 2% de juros mensais. Já no consórcio, a taxa de administração é de apenas 0,08% ao mês, aproximadamente, para um contrato de 86 meses.