Na última quarta-feira (10), quando foi comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez, com várias ações sendo desenvolvidas pela Câmara Municipal de Franca em busca de melhorias para atendimento à população.
Durante a 45ª Sessão Ordinária realizada na terça-feira (9) no Plenário da Casa de Leis, foi anunciado o início dos testes das transmissões ao vivo do Legislativo francano com a tradução para língua brasileira de sinais (Libras).
As transmissões ao vivo podem ser acompanhadas pela TV Câmara em sinal aberto digital pelo canal 6.3, e simultaneamente nas redes sociais da Casa de Leis, Facebook e Youtube.
O presidente da Câmara de Franca, o vereador Claudinei da Rocha (MDB) disse ‘a Casa de Leis mostra mais uma vez seu papel de participação com as mais diversas causas sociais’
Além disso, o Legislativo conta com a Frente Parlamentar de Apoio aos Surdos e Deficientes Auditivos que se reúne com diversos segmentos na luta por ampliação de atendimentos das redes de saúde, educação e assistência social.
Em trabalho conjunto, os vereadores com a destinação de emendas impositivas que são aquelas consideradas de execução obrigatória pelo Poder Executivo, destinaram R$ 1,8 milhão para realização de procedimentos de saúde com a compra de aparelhos auditivos.
Os recursos estão reservados no Orçamento de 2022. O presidente da Frente Parlamentar, o vereador Gilson Pelizaro (PT) também usou a palavra e destacou ‘a Câmara Municipal está de parabéns, é até emocionante a gente ver esse trabalho consolidado, isso é um respeito à cidadania daqueles que são portadores de deficiência e têm surdez’
A Frente Parlamentar também realizou reuniões com objetivo de discutir a implantação da Escola Bilíngue no município. Foram ouvidos representantes da Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes (APADA), pais de portadores de deficiência auditiva, e também serão recebidos profissionais de várias áreas como, por exemplo, educação, saúde e ação social.