Cinema ao ar livre, pipoca, diversão em família, tudo de graça, com sustentabilidade, ciências e tecnologia. O encanto do CineSolar, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, poderá ser vivenciado em Franca (SP), na quarta-feira (03/04), às 18h, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Bloco 10, no Jardim Zelinda, com várias atividades e uma oficina de educação ambiental e linguagem audiovisual para crianças e jovens. Na telona serão exibidos curtas-metragens infantis, um curta produzido por estudantes francanos e a animação chinesa “Foodiverso – Uma Galáxia em Perigo”. A entrada é livre, não precisa de ingresso.
O evento contará com a presença especial do francano Samuel Freiria, que é artista visual multidisciplinar, ilustrador e designer. Ele compartilha sua arte em locais públicos, privados e galerias e acredita na arte como ferramenta de transformação social. Durante a sessão de cinema, Samuel fará uma arte com técnica mista – utilizando tintas spray e acrílica -, e a obra será finalizada coletivamente, com a participação do público.
A 7ª edição do CineSolar é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da CPFL Energia, apoio do Instituto CPFL e da Pastoral do Menor de Franca, e é realizada pela Brazucah Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal.
“Apenas 9% das cidades brasileiras têm cinema. Além disso, ir ao cinema é um programa caro para as famílias que gastam com ingressos, transporte e pipoca. Neste contexto, o CineSolar é uma alternativa de programação cultural gratuita e ao ar livre para todas as pessoas. Afinal, assistir a filmes com os amigos é muito mais legal! E, no primeiro cinema do Brasil que funciona com energia limpa e renovável, é melhor ainda”, diz Cynthia Alario, idealizadora do CineSolar.
O furgão, uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, é o protagonista responsável pela magia do CineSolar. O veículo é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: as cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento, de som e projeção, incluindo a tela. Suas luzes coloridas, a decoração de material reciclado e os objetos com princípios de magnetismo e eletricidade (laser e bola de plasma) ensinam, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.
Na cidade, o CineSolar também realiza a Oficinema Solar com alunos do Centro de Formação da Pastoral do Menor. O encontro on-line (18/03, das 16h às 19h), que tem como objetivo sensibilizar os estudantes sobre as questões ambientais, introduz aspectos básicos da linguagem audiovisual com a técnica de animação em stop motion. Com celular e tablet, as crianças e jovens constroem coletivamente a história, protagonizam e roteirizam um curta, que é exibido na sessão de cinema à noite para toda a população.
O Circuito CPFL 2024 será realizado em 95 cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Ceará e Rio Grande do Sul. Além das sessões de cinema, que neste ano também contarão com filmes que aproximam o Brasil da interessante e milenar cultura chinesa, serão promovidas 52 oficinas em escolas públicas, com linguagem audiovisual e técnica de animação em stop motion.
“As atividades do CineSolar, apoiado por nós por meio da frente Circuito CPFL, contribuem para que a inclusão e o entretenimento estejam presentes nas nossas comunidades, além de ser uma iniciativa que sensibiliza as pessoas para um desenvolvimento mais consciente e sustentável”, observa destaca Daniela Ortolani Pagotto, head do Instituto CPFL.
PROGRAMAÇÃO
Franca/SP
Sessões de Cinema
Data: Quarta-feira (03/04)
Horários: 18h – 1ª sessão: curtas-metragens infantis e ambientais
19h – 2ª sessão: ‘Foodiverso – Uma Galáxia em Perigo’
Entrada: livre – não precisa de ingresso
Atrações: pipoca de graça, visita ao furgão do CineSolar e pintura artística coletiva
Local: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Bloco 10 – Avenida Professor Cláudio Junqueira, 330 – Jardim Zelinda – Franca/SP
Fernanda Martins/Benu Comunicação
Fotos: Pedro Cerqueira