O que era pra ser uma noite de festa para a torcida francana presente em Bauru, que acompanhou o clássico entre o time local e o Sesi Franca Basquete pelo NBB, na última terça-feira,12, se tornou em pesadelo, mesmo com a vitória do time francano. Ao término do jogo, na saída do Ginásio Panela de Pressão, torcedores do Franca sofreram agressões físicas e até um bandeirão da torcida foi roubado.
Segundo relatos de Geasi Almeida, torcedor do Sesi Franca Basquete e organizador da caravana que levou os francanos a Bauru, alguns torcedores bauruenses partiram pra cima dos atletas do Franca do lado de fora do ginásio. Os torcedores francanos ao perceberem o princípio de confusão foram dar cobertura aos atletas, mas foram agredidos com socos e tiveram uma faixa e um bandeirão roubados. Um dos socos atingiu o nariz de Geasi, abrindo um corte, mas sem gravidade.
Ainda segundo Geasi, os seguranças que estavam do lado de fora do ginásio, próximos ao local da confusão, foram atrás dos torcedores do Bauru para recuperar o que foi levado, somente a faixa foi recuperada.
“Chegaram nos dando socos e arrancando nosso bandeirão e a faixa.”
Geasi Almeida, torcedor francano que esteve em Bauru e que foi agredido.
Na saída do ginásio, os jogadores do Sesi Franca precisaram ser escoltados pela Polícia Militar até o hotel onde passariam a noite e os torcedores francanos também tiveram escolta até a saída para a rodovia.
Ouça abaixo o áudio em que Geasi descreve a confusão após o jogo entre Bauru x Sesi Franca Basquete:
Em nota oficial nas redes sociais, o Bauru Basket repudiou a atitude de seus torcedores.
Na noite da última terça-feira (12), após o encerramento do jogo do Bauru Basket contra a equipe do Sesi/Franca, tomamos conhecimento de uma confusão envolvendo torcedores dos dois times, além de alguns membros da delegação francana. Nosso staff interveio imediatamente para frear os ânimos dos envolvidos, fornecendo o apoio e a segurança necessários para o fim do conflito, que ocorreu na parte externa do ginásio Panela de Pressão.
Estamos promovendo uma minuciosa apuração para entender o ocorrido, com diálogos entre todas as partes. Mas, enquanto os fatos não são totalmente esclarecidos, nossa diretoria vem a público para comunicar que está rompendo qualquer tipo de relação com a torcida organizada denominada “Ultras”. Isso inclui o fim do fornecimento de ingressos, bem como a proibição de faixas, cartazes e uniformes que remetam ao citado grupo de torcedores.
A decisão leva em conta não somente os problemas constatados na noite de terça, mas também outros episódios recentes que, de algum modo, geraram transtornos para nossa associação.
Sabemos que este tipo de comportamento não reflete a totalidade dos membros do “Ultras”, tampouco da nossa torcida que não é ligada a nenhum tipo de organizada. Por outro lado, não poderíamos deixar de lamentar o ocorrido e pedir desculpas a todos que foram prejudicados ou afetados de alguma forma.
Reiteramos que o Bauru Basket é contra todo e qualquer tipo de violência, além de repudiar ofensas racistas, misóginas e homofóbicas, bem como incitação, atos e discursos de ódio – sejam eles direcionados a rivais, atletas, técnicos, torcedores, árbitros ou qualquer outro cidadão.