Escolas da rede estadual de São Paulo têm até 15 de março para se inscrever na 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A competição é dividida em três níveis: 1 (6º e 7º ano do Ensino Fundamental), 2 (8º e 9º ano do Ensino Fundamental) e 3 (Ensino Médio). Na última edição, estudantes paulistas conquistaram 821 medalhas. Na região de Franca foram 18 medalhas, sendo cinco de prata e 13 de bronze. Só em Franca foram 4 medalhas de prata e 13 de bronze. Alguns professores francanos também foram premiados.
Um dos ganhadores no ano passado é o estudante Matheus da Silva Alves, 16 anos, da Escola Estadual Professor Ângelo Scarabucci, que conquistou medalha de bronze.
“ Acho que a matemática é uma forma de os alunos mudarem o jeito de ver o mundo. É muito importante esta conexão do aluno com a matemática e conseguir conectar ela com o mundo”, disse Matheus em entrevista ao repórter Alexandre Silva, no “Programa do Dedão”, na rádio e portal FNT.
“Fico muito feliz de ter conseguido conquistar esta medalha. Fico grato aos meus professores, em especial ao professor Adriano (Henrique Oliveira) por ter me incentivado, é um orgulho para todos nós, entende?. Acredito que o pessoal deveria se dedicar mais a matemática porque isto pode mudar vidas”.
Nesta quarta-feira, 14 de março, comemora-se o Dia Internacional da Matemática. Para o professor de Matheus Silva, Adriano Henrique Oliveira, “nós brincamos que a matemática, sem provocações, é a mãe das matérias, das disciplinas. Até porque encontramos a matemática em tudo que nós vivenciamos diariamente, a própria mesa de som que você deve estar usando agora tem cálculo matemático, as construções, então a matemática está muito presente em nosso cotidiano”, observa o professor.
“Alguns alunos criaram um preconceito de que a matemática seria um monstro, mas, a sensação, principalmente, aqui na nossa escola, que, ao longo dos últimos anos estamos desmistificando este fantasma. Os alunos, aos pouquinhos vão compreendendo o que é a matemática, a própria escola começou a aproximar a matemática com o mundo real destes alunos, e tudo isto vai aproximando a cada dia de forma gradativa os alunos com a matemática, que deixa de ser este monstro todo que já foi no passado”, ressalta, sem poupar elogios ao aluno Matheus Silva.
“ Matheus é um aluno que gosta muito de matemática, ele desafia a matemática e acaba nos desafiando também, porque precisa sempre de mais, o conteúdo básico para ele acaba sendo pouco, e ele nos desafia também a buscar coisas novas para que ele possa avançar em seus conhecimentos”.
Adriano Oliveira destaca ainda que, desde 2016 a escola Ângelo Scarabucci faz parte do programa de ensino integral, das 7 horas às 16 horas. “ Isto aproxima professores e alunos e nos dá mais tempo para oferecer ensino de maior qualidade a esta garotada nossa aqui”.
Inscrições
As unidades de ensino devem fazer a inscrição no site oficial da Obmep www.obmep.org.br. Não há custos para a rede pública. Cada escola deverá indicar no formulário de inscrição apenas a quantidade de alunos de cada nível, incluindo estudantes da modalidade da educação de jovens e adultos (EJA).
As provas da primeira fase estão marcadas para 4 de junho. Nessa etapa, de caráter eliminatório, os candidatos devem responder a um questionário composto por 20 questões de múltipla escolha com conteúdos previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e de acordo com cada nível. Os exames são aplicados nas próprias escolas onde os estudantes estão matriculados. A duração máxima é de 2h30 (duas horas e trinta minutos).
Serão classificados para a segunda fase os alunos que obtiverem as maiores notas na prova da primeira etapa, selecionados em ordem decrescente de nota, até que se preencha o total de vagas disponível para cada escola e por cada nível. As provas da segunda fase estão agendadas para 19 de outubro e, desta vez, são compostas por seis questões discursivas. O resultado final deve ser divulgado em dezembro.
São Paulo, Guarulhos e São Bernardo do Campo
Na edição de 2023, as primeiras três posições no ranking total de medalhas foram ocupadas pelas cidades de São Paulo (108), Guarulhos (27) e São Bernardo do Campo (26).
Entre as medalhas de ouro, alunos de escolas da capital paulista tiveram o melhor desempenho estadual e conquistaram juntas oito medalhas: duas no nível 1, cinco do nível 2 e uma no nível 3. Depois da capital, o destaque é a cidade de São José dos Campos com quatro ouros: uma no nível 1, duas no nível 2 e uma no nível 3.
No ranking por unidades de ensino, duas escolas ocupam o lugar mais alto com sete medalhas cada: a Escola Estadual Doutor Samuel de Castro Neves (uma prata e seis bronzes), em Piracicaba, e a Escola Estadual 9 de Julho (uma prata e seis bronzes), em Dracena.
Mais aulas de matemática no currículo
Além dos materiais disponibilizados no site da Obmep, a partir deste ano, a preparação dos alunos da rede estadual tem um apoio extra. A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) ampliou em 70% a carga horária da disciplina de matemática no Ensino Médio. Outra mudança é a inclusão do componente de educação financeira em classes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e nas três séries do Médio. Os estudantes da rede estadual paulista também têm acesso a duas plataformas focadas no aprendizado de temas matemáticos: Matific e Khan Academy.
Confira os medalhistas em Franca no ano de 2023
Prata
Gustavo Jesus Carvalho—Profª Helena Cury de Tacca
Yasmin Faleiros de Souza —Dante Guedini Filho
Mateus Rainer de Lima Melo—Professor Luiz Paride Sinelli
Josias Barbosa de Oliveira—Professor Evaristo Fabricio
Bronze
Manuela Dagher Jacintho—Escola Dante Guedini Filho
Gustavo Fernandes Ferreira—Homero Alves
Davi Silva Chagas—Professora Helena Cury de Tacca
Davi Vasconcelos Oliveira—Homero Alves
Pedro Henrique Alvino Ribeiro—Sudário Ferreira
Maria Fernanda Finoti Rosa—Homero Alves
Miguel Gonçalves Nascimento—Mário D`Elia
João Victor de Andrade Oliveira—Ângelo Gosuen
Josias Francisco Amâncio Neto—David Carneiro Ewbank
Iago Ávila—Profª Adelina Pasquino Cássis
Yuri Gabriel Aprigio Ferreira— Profª Adelina Pasquino Cássis
Matheus da Silva Alves—Ângelo Scarabucci
Gustavo Andrade Silva—David Carneiro Ewbank
Com informações da assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Educação de SP
Fotos: WhatsApp