Close Menu
Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Ilhéus promove Copa com várias modalidades

    24 de junho de 2026

    Meta lança IA e amplia anúncios no Instagram

    24 de junho de 2026

    Busca por rejuvenescimento facial cresce no Brasil

    24 de junho de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • Ilhéus promove Copa com várias modalidades
    • Meta lança IA e amplia anúncios no Instagram
    • Busca por rejuvenescimento facial cresce no Brasil
    • Empresa de marcas amplia atuação empresarial
    • Psicóloga debate superdotação tardia na FLIP
    • Clube do Livro marca os 70 anos de “Grande Sertão: Veredas”
    • Plataforma permite anunciar empresas à venda sem custo
    • Reduzir excessos: a proposta da prevenção quaternária
    • BPO financeiro traz previsibilidade de caixa para empresas
    • Terceirização financeira profissionaliza pequenas empresas
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Cairo Still
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • Franca Cidadã
    • Mulher Q Empreende
    • Fato Esportivo
    • Porça News
    • Agora Franca
    • Intelecto Saber
    • +Colunas
      • Sociedade Organizada
      • HUMANARTE
      • Rádio FNT
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    Portal FNTPortal FNT
    Início » Prefeitura corta verba da Orquestra Sinfônica de Franca e irrita vereadores
    Cultura

    Prefeitura corta verba da Orquestra Sinfônica de Franca e irrita vereadores

    Luis Ribeiro - Dedão no FatoBy Luis Ribeiro - Dedão no Fato29 de fevereiro de 2024

    O maestro Nazir Bittar fez uso da Tribuna Livre da Câmara Municipal para falar sobre a atual situação da Orquestra Sinfônica de Franca na manhã de terça-feira, 27 , durante a 4ª Sessão Ordinária realizada no auditório do Uni-Facef.

    ‘O motivo de estarmos hoje aqui, e quando digo estarmos é porque não estou sozinho! Eu nunca estou sozinho! E aqui estão Vera Jacinto Rodrigues Alves, vice-presidente da Associação Cultural da Região da Alta Mogiana (ASCRAM), mantenedora da OSF e seus desmembramentos e que já foi presidente da associação por dois mandatos e hoje representa a atual presidente Cristina Tozi que não pôde estar presente. Temos Dr. Fernando Melo Diretor Jurídico, Raquel Mendes Prior, temos integrantes do Ensemble Vocal da OSF Fernando Diniz, e também amigos e público de nossos concertos que vieram nos apoiar neste momento’ acrescentou.

    Orquestra

    Em seguida, Nazir pontuou ‘o motivo é colocar vocês vereadores representantes do povo francano a par do que aconteceu e do que está acontecendo na orquestra. Cada um de vocês agora receberá uma cópia do ofício protocolado ontem no Gabinete do Prefeito e na Feac solicitando vistas a questão do vínculo da Prefeitura com a Ascram. E que esse vínculo voltasse as bases anteriores para salvaguardar o único programa cultural regular da cidade promovido pelo Poder Público!’

    ‘O que aconteceu foi que em abril de 2023, no momento de fazermos o aditamento do contrato que vigorava desde 2009, com interrupção de um ano e meio justamente no final do primeiro mandato do atual prefeito Alexandre em 2016, e só sendo retomado em 2018 no governo Gilson. Houve um retardo nos trâmites internos da FEAC que acarretaram na perda da data limite para aditamento, o que configura perda total do vínculo com a Prefeitura, fazendo-se necessária, a formação de um novo contrato iniciando-se do zero todo o processo’ explicou.  

    Ele continuou ‘para nós era totalmente inesperado e surpreendente! E em reunião marcada na FEAC para falarmos sobre as comemorações dos 200 anos de Franca, ao invés de falarmos sobre o plano elaborado por mim para as festividades, nos foi informado que o gabinete entendeu que o vínculo da Prefeitura com a Ascram não era mais desejado no formato que se apresentava desde 2009’.

    Nazir questionou os critérios usados pela Prefeitura para o encerramento da parceria sob alegação de mudanças na legislação e de que não havia interesse em manter as atividades. ‘Eu me pergunto e pergunto a todos, o que é então interesse da Prefeitura? O prefeito foi confrontado com o fato de termos há anos um projeto que se intitula música para todos que é justamente levar música orquestral nos bairros mais afastados!’ questionou.

    ‘Foram oferecidos a FEAC e a Secretaria de Educação e que nunca tivera a devida atenção ou interesse, apesar de ser extrema valia na formação de nossas crianças e população em geral, não houve reação’ lembrou.

    O maestro citou ‘em outra reunião nos foi informado que a verba mensal de R$ 15 mil que apesar de pouca, viabilizava toda a manutenção da orquestra profissional, da orquestra jovem com uma monitora do Ensemble do Coral, das crianças com dois monitores nos concursos. Seria reduzida, e que a partir de então seriam compras de apresentações individuais a R$ 5 mil’

    ‘Obviamente que com o corte vertiginoso como esse impossibilita completamente a manutenção de todo o programa cultural em vigor há 15 anos em nossa cidade. E que é de notório sucesso! Vale lembrar que o repasse da Prefeitura começou com R$ 4 mil em 2009, foi para R$ 9 mil em 2010, em 2012 houve um reajuste para R$ 12 mil que perdurou até 2022 sem nenhum tipo de reajuste, e foi então que houve um reajuste para R$ 15 mil para realização de 10 concertos e a manutenção normal do projeto’ disse Nazir.

    Em termos de comparação foi citado o investimento na Orquestra Sinfônica de Barretos que recebia R$ 104 mil por mês em 2019.

    ‘Nos últimos 15 anos, tivemos óperas musicais, concertos nas praças, rodas de samba, concertos diversos na catedral que lotava a igreja e comemorações de eventos na cidade. Na pandemia o Ensemble Vocal OSF percorreu na madrugada os prontos socorros, UPAs e UBSs levando música e alento aos profissionais da saúde tão exauridos pelo cansaço. Fizemos concertos nos bairros e que encantaram a população periférica fazendo com que despertasse o interesse desse público a futuros concertos da orquestra’ recordou.

    Nazir concluiu ‘analisando tudo que foi feito nos últimos 15 anos apesar da verba mínima achamos por bem vir aqui e compartilhar essa situação com vocês, pedindo que haja algum movimento dessa casa para que algo tão importante não seja extinto dessa forma. Um projeto só é extinto quando não há verba, o que não é o caso! Quando não há público que também não é o caso! Ou quando o trabalho apresentado é de má qualidade que também não é o caso!’

    Alguns vereadores demonstraram insatisfação e irritação com a decisão da Prefeitura em cortar verbas da OSF.

    “A cultura em Franca está asfixiada, eles estão matando a cultura em Franca! Festas tradicionais sempre patrocinadas pelo Poder Público, ficaram a ver navios! Não receberam um tostão! Haja visto o Carnaval e o que algumas agremiações tiveram que fazer para que a cidade não ficasse sem absolutamente nada! E pior, porque você pega uma festa como o carnaval e a cidade do tamanho de Franca não investe em um evento cultural que o povo brasileiro curte e gosta!”, lamentou o vereador Gilson Pelizaro (PT).

    Della Motta

    O presidente da Câmara vereador Della Motta (Podemos) enfatizou ‘eu também vou na linha do Gilson Pelizaro, acho que tem que separar o esporte, da arte e da cultura. É inadmissível! Você interromper um investimento de R$ 15 mil! É um absurdo isso! Eu acho que nós estamos perdendo os artistas, nós estamos perdendo referência, nós estamos perdendo a oportunidade de fazer a diferença na vida de pessoas!’

    ‘Depois nós reclamamos, as pessoas desse naipe estão indo embora da cidade. É  inadmissível nos 200 anos de Franca a nossa orquestra não fazer parte! É a  mesma coisa colocar o Maestro Nazir Bittar para tomar conta de atletas de alto rendimento, não se coaduna essas coisas! Tanto é que uma secretaria de arte e cultura é necessária a nossa cidade, olha o tanto que a questão da valorização do ser humano, nós tratarmos para tirar essas crianças trazer para a música e manter uma referência um maestro’ ressaltou.

    Della Motta concluiu ‘vamos colocar peso nesse ofício e também vamos fazer uma provocação ao Poder Executivo. Não é porque são 200 anos de Franca, poderia ser os 300, mas desde o início ter sempre a presença da nossa valorosa orquestra, é a valorização é a cultura! Nós só melhoramos o país através de educação e cultura, nós não melhoramos o país através de outras coisas’.

    Related Posts

    URGENTE: Prazo final para editais da cultura se aproxima e Franca pode perder recursos Federais

    18 de junho de 2026

    Enem 2026: inscrições devem ser confirmadas por estudantes da rede estadual de SP até esta sexta

    5 de junho de 2026

    Vestibular das Fatecs recebe inscrições até a próxima segunda-feira (8)

    5 de junho de 2026
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • Ilhéus promove Copa com várias modalidades
    • Meta lança IA e amplia anúncios no Instagram
    • Busca por rejuvenescimento facial cresce no Brasil
    • Empresa de marcas amplia atuação empresarial
    • Psicóloga debate superdotação tardia na FLIP
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Cultura

    URGENTE: Prazo final para editais da cultura se aproxima e Franca pode perder recursos Federais

    By Cairo Still

    Editais da PNAB e Cultura Viva seguem sem publicação mesmo após sucessivos anúncios e promessas;…

    Pedágio de Eletrônicos arrecada 3 toneladas de materiais e reforça importância da destinação correta durante todo o ano

    18 de junho de 2026

    Pedágio de Eletrônicos do Allan Kardec acontece neste sábado com prêmios e arrecadação para projeto social

    10 de junho de 2026

    Ministro da Saúde deve participar de evento sobre investimentos federais na saúde em Franca

    9 de junho de 2026
    Arquivos
    • junho 2026
    • maio 2026
    • abril 2026
    • março 2026
    • fevereiro 2026
    • janeiro 2026
    • dezembro 2025
    • novembro 2025
    • outubro 2025
    • setembro 2025
    • agosto 2025
    • julho 2025
    • junho 2025
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    © 2026 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.