O vereador Daniel Bassi fez duas emendas impositivas – cujo pagamento é obrigatório – ao orçamento municipal no valor total de R$ 50 mil para a chamada Academia de Pedra, local de lazer muito conhecido dos francanos.
A academia fica no Jardim Planalto, próxima ao campo “rapadão” do bairro, e é aberta ao público e de uso gratuito, sendo frequentada por centenas de pessoas todos os dias.
Os equipamentos são todos construídos a partir de cimento e materiais recicláveis e são utilizados como ferramentas para a prática de atividades de lazer e esporte no bairro.
Pessoas de outros bairros também frequentam a academia e dizem que, além de movimentar o corpo, o tempo passado no local serve para fazer novas amizades.
Conta própria
“A população me procurou na Câmara e eu fui conhecer a academia. Estou encantado com o que o pessoal conseguiu fazer por conta própria e quero ajudar a melhorar o espaço. Por isso, destinei recursos para o banheiro, para as pessoas fazerem as necessidades e se trocarem, e um bebedouro”, disse o vereador Daniel Bassi.
O parlamentar se reuniu com o fundador da academia, Joel, com o morador do bairro, Vardão, e o frequentador do local, Wilton Cantarino.
Joel construiu “na raça”, com seu trabalho e recursos próprios, os aparelhos e os halteres.
“O que a população quer é simples: um ponto de água, que hoje não tem, e não acho difícil da Prefeitura fazer, e a construção de vestiários, pois muita gente vai do serviço direto para lá, inclusive muitas mulheres. O trabalho do Joel é fantástico e também do Vardão, com o pessoal do futebol”, disse Bassi.
Atualmente, não tem lugar para os frequentadores se trocarem e cria-se um constrangimento, principalmente para as mulheres.
Além de beneficiar os frequentadores da academia, as melhorias vão ser importantes também para aqueles que utilizam o campo de terra que fica ao lado.