Entrando em campo
Os mais chegados do ex-juiz Sérgio Moro já estão convencidos: em novembro, ele vai se filiar ao Podemos e assumirá sua candidatura à Presidência da República. O lançamento de seu livro Contra o sistema de corrupção chega às livrarias junto com uma série de palestras do pré-candidato em Curitiba, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. No livro ele conta histórias inéditas da Lava Jato e fala de sua saída do governo. Será uma filiação em família: sua mulher, Rosângela, também assinará a ficha do partido.
Desconfiança
Na semana passada, o ministro da Economia, Paulo Guedes derreteu na frente do país. O homem que havia prometido apresentar ao Brasil o “capitalismo de verdade” realizou uma live para explicar como ele e Bolsonaro, mais parceiros do Congresso, haviam decidido arrebentar o teto dos gastos públicos. De nada adianta o presidente dizer que vai manter Guedes, apesar da debandada de secretários. Os investidores do dinheiro grosso já não confiam no governo.
Trombada
A Movida, uma das três maiores locadoras de veículos do Brasil, estuda entrar na justiça na tentativa de brecar a fusão entre Unidas e Localiza caso o Cade aprove a operação. Líder e vice-líder, as duas empresas concentram mais de 60% de market share. A briga promete ser longa. O próprio Cade ainda terá quase um ano para dar seu veredito.
Falta muito
Até o final de setembro, cerca de 83% das multas que deveriam ter sido pagas pelo não uso de máscaras, não foram recebidas. Do total, foram pagas mais de 15%, somando R$ 251 mil aos cofres públicos. Os inadimplentes devem mais de R$ 2 milhões em multas. Se não for quitado, a multa é inscrita na Dívida Ativa, corrigida pela inflação de 1% de juros ao mês. Se não for quitada, o montante pode ser cobrado e o nome da pessoa incluída no sistema de restrição de crédito.
Por semana
O Plano Nacional de Imunização mantém a marca expressiva de mais de 10 milhões de doses aplicadas por semana, desde julho. Em números, o Brasil aplicou 166,1 milhões de doses em 114 dias, o que mostra a capacidade indiscutível do SUS de realizar grandes campanhas. São quatro meses seguidos em que vacinamos o equivalente a um Israel inteiro por semana.
Mais uma
Mais uma ex-funcionária da CBF denunciou Rogério Caboclo por assédio sexual à Comissão de Ética do Futebol Brasileiro. No caso, o ato foi praticado durante um voo entre Rio e Madri e foi parar no MPF por ter acontecido em voo internacional.