Acabou o Brasileirão Série A 2023, um dos mais emocionantes da era “pontos corridos”. O título ficou com o Palmeiras, que mesmo sendo um dos times mais vencedores da América do Sul nos últimos anos, parecia que dessa vez não chegaria entre os primeiros da competição, mas chegou e repetiu a dose do ano passado e conquistou seu décimo segundo título nacional; o Verdão com folgas é o maior campeão brasileiro desde a primeira edição, em 1959.
Antes do histórico duelo entre Botafogo e Palmeiras, muitos achavam que o campeão seria o alvinegro carioca, depois de 28 anos sem conquistar um título brasileiro e após um primeiro turno praticamente perfeito. Mas esse foi o jogo que mudou o rumo do campeonato, após estar perdendo por 3 a 0 no primeiro tempo, o alviverde virou o placar marcando 4 gols no segundo tempo e, em atuação de gala da jovem estrela Endrick iniciou a arrancada rumo ao título. Para muitos, foi nessa partida que o Botafogo deixou o título escapar, o ex-líder chegou a abrir 13 pontos de vantagem no topo da tabela.
A confirmação do título alviverde veio no empate em 1 a 1 com o Cruzeiro, em Belo Horizonte. O grande craque palmeirense nessa trajetória é português e fica à beira do gramado, Abel Ferreira. O comandante português se isolou como o segundo treinador com mais títulos pelo clube após a conquista do Campeonato Brasileiro 2023: agora são nove taças no total, superando Vanderlei Luxemburgo (oito) e ficando atrás apenas de Oswaldo Brandão (dez).
Se na ponta de cima da tabela o título ficou com o Palmeiras, na ponta de baixo o rival um dos rivais do Verdão teve a infelicidade de ser rebaixado pela primeira vez em sua história, o Santos, o glorioso, mas que nos últimos anos vem flertando com a segunda divisão do futebol brasileiro. Com péssimas administrações nos últimos anos, várias trocas de treinadores e dentro de campo jogadores com salários altos, mas que pouco renderam; o peso da camisa branca santista, uma das mais pesadas do futebol mundial, não resistiu aos graves erros, dentro e fora de campo.
Bastava ao Santos uma simples vitória contra o Fortaleza na última rodada, na Vila Belmiro, para o Peixe escapar mais uma vez da “segundona”, mesmo se Vasco e Bahia vencessem suas partidas. Mas tudo deu errado, mesmo a torcida inflamando a Vila, dentro de campo o time mais uma vez não correspondeu o apoio do torcedor e foi derrotado para o Fortaleza por 2 a 1, em Salvador o Bahia goleou o Atlético Mineiro por 4 a 1 e o Vasco venceu o Bragantino na raça por 2 a 1. Rebaixamento inédito do alvinegro praiano e desolação dos torcedores, que em 2024 terão que acompanhar o time do coração disputar a segunda divisão do Campeonato Brasileiro.
CAMPEONATO BRASILEIRO 2023
Campeão – Palmeiras
Classificados para a Libertadores 2024 – Palmeiras, Grêmio, Atlético – MG, Flamengo, Botafogo e Bragantino.
Classificados para a Copa Sulamericana 2024 – Athletico – PR, Internacional, Fortaleza, Cuiabá, Corinthians e Cruzeiro.
Rebaixados para a Série B 2024 – Santos, Goiás, Coritiba e América – MG
Melhor jogador – Luis Suárez, do Grêmio
Seleção dos melhores – Goleiro: Weverton / Zagueiros: Adryelson e Murilo / Laterais: Piquerez e Mayke / Meias: Raphael Veiga e Arrascaeta / Volantes: Villasanti e Pulgar / Atacantes: Suárez e Hulk
Artilheiro – Paulinho, do Atlético Mineiro (20 gols)
Melhor treinador – Abel Ferreira, do Palmeiras