O vereador Gilson Pelizaro (PT) como representante da Câmara Municipal de Franca se reuniu na tarde de quinta-feira, 23 de novembro, na Esplanada dos Ministérios em Brasília-DF com o Ministro do Trabalho e Emprego Luiz Marinho para tratar sobre as demandas referentes à Gerência Regional do Trabalho de Franca.
O parlamentar esteve acompanhado da presidente do Sindicato dos Curtumeiros Carmem Silva Luiz Souza, o advogado Dr. Francisco Antônio Andrade e representando as categorias dos Frentistas, Sapateiros e o Sindicato dos Enfermeiros Paulo Afonso Ribeiro.
Também participaram do encontro o Secretário de Relações do Trabalho Marcos Perioto, o Secretário Executivo Francisco Macena, o Assessor Especial Raimundo Silva e o Assessor Parlamentar Professor Luizinho.
‘Tratamos do atendimento deficitário que temos na gerência regional em Franca que hoje está localizada no 3ª andar do prédio do INSS. Falamos das dificuldades que os trabalhadores sofrem para ter acesso ao próprio ministério’ disse Pelizaro.
O legislador ressaltou ‘são temas importantes e ele (Luiz Marinho) falou de alguns programas que vão ser criados para facilitar a vida do trabalhador’.
Entre os pontos citados, o parlamentar exemplificou a criação do Programa Casa do Trabalhador ligado ao Sistema Nacional do Emprego (SINE).
‘Um tipo de Poupatempo e todas as demandas relativas ao Ministério do Trabalho, serviços públicos prestados como seguro desemprego, PIS, qualificação profissional e outros seriam atendidos nessa Casa do Trabalhador’ pontuou.
Pelizaro enfatizou ‘e o que precisa para que isso aconteça é a adesão do munícipio! Nós vamos tratar isso com a Prefeitura para ver a possibilidade de instalar a Casa do Trabalhador em Franca’.
Além disso, o parlamentar comentou sobre as ações de fiscalização ‘o Ministério do Trabalho abriu um concurso público para 900 fiscais, auditores e que Franca seria contemplada assim que tiver a contratação’. ‘Foi uma reunião bastante produtiva’ concluiu Pelizaro em entrevista ao “Programa do Dedão” na rádio FNT: