Desmatamento
No discurso que fez na abertura da Assembleia Geral da ONU, em Nova York, Lula anunciou uma redução de 48% do desmatamento da floresta amazônica até agosto, dados sob suspeita – e sem nenhuma glória. Um assessor disse aos jornalistas que corresponde a uma diminuição de 25% da emissão de gases que impactam nas mudanças climáticas do Brasil, o que é apenas uma suposta estimativa. Em dezembro, no COP28, Lula vai cobrar recursos das nações industrializadas para que emergentes possam tomar providências contra o aquecimento global, o que no curto prazo não tem chance de acontecer.
Dobro
Luís Roberto Barroso assume a presidência do STF, ocupada por Rosa Weber que se aposenta, no momento em que o tribunal recebeu o maior número de ações penais da história recente: 1.289 de janeiro para cá, o que representa o dobro dos casos do gênero contabilizados desde 2006, primeiro ano da série histórica com dados disponíveis. As peças relacionadas aos ataques golpistas correspondem a 98% dos processos criminais da Corte e são um desafio à eficiência do tribunal, que hoje tem 23.547 casos pendentes de análise das mais diversas áreas.
Mais que Lula
Luísa Sonza que, na semana passada, contou que havia sido traída pelo namorado Chico Moedas, no programa de Ana Maria Braga, segundo o Google Trends foi mais googlada que Lula, Jair Bolsonaro e Neymar. No dia em que confessou a traição (20), seu nome superou as pesquisas por “Flamengo”, time carioca que enfrentaria novamente o São Paulo no domingo (24) e perderia. Mais: nesses dias em que Luísa Sonza protagonizou comentários mais diversos dos internautas, algumas ex-namoradas de Chico não estavam surpresas. Diziam que também foram traídas.