Gilson Pelizaro (PT) iniciou sua fala destacando mais uma vez a grave situação da crise hídrica vivida pela população francana e apresentou um vídeo mostrando o esgotamento do Rio Canoas, que é o principal manancial de abastecimento de água do município.
O parlamentar criticou as falas dos dirigentes da Sabesp e do prefeito Alexandre Ferreira (MDB) durante visita do presidente da companhia em Franca. ‘Como vai pedir paciência com uma obra atrasada há mais de 6 anos. Ninguém aguenta mais’ criticou.
Gilson ainda enfatizou ‘conseguiram matar o único herói vivo, o Rio Canoas’. Ele ainda reforçou as medidas que tomou com requerimentos com as cópias do contrato entre a Sabesp e a Prefeitura.
Defendeu ainda maior fiscalização e a criação de agência reguladora para verificar os serviços prestados pela empresa. ‘Vamos pedir uma série de informações para tomar as medidas e cobrar muito’ destacou.
Questionou ainda os valores gastos com a obra que não foi concluída e que chegam segundo o parlamentar passam de R$ 300 milhões. ‘Eu vou encaminhar ao Ministério Público na área de consumidor, e quero saber qual é o benefício e ou indenização que a população vai ter’ pontuou.
O vereador ainda falou sobre sua preocupação com relação aos gastos da Prefeitura com a área de Secretaria de Educação. O parlamentar esteve acompanhando a Audiência Pública de Prestação de Contas realizada na Câmara Municipal.
‘É assustador que só 16% foi gasto, e a obrigatoriedade é de 25%, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) inclusive já fez alertas e se não quiser ter problema tem que corrigir’ disse Gilson.
E por fim, Gilson criticou o Governo Federal e as denúncias que repercutiram em todo Brasil relacionadas aos integrantes da gestão com contas no exterior.
(Comunicação Institucional da Câmara)