A Câmara Municipal de Franca está trabalhando em conjunto com Poder Executivo para auxiliar na solução de problemas que afetam a população, em especial ações voltadas para área de saúde do município.
Ao todo os parlamentares, destinaram R$ 2.472.422,33 para procedimentos de saúde consultas de ginecologia. As verbas se referem a 13 emendas impositivas que são aquelas consideradas de execução obrigatória pela Prefeitura e os valores foram reservados para 2022.
A demora para consultas e exames de ginecologia é motivo de muitas reclamações junto aos parlamentares que além de buscar alternativas locais, fazem suas ações em conjunto com o Legislativo estadual e federal no sentido de conseguir emendas com investimentos para área de saúde.
As emendas para melhoria e agilidade do atendimento da especialidade de ginecologia foram destinadas pelos vereadores Lindsay Cardoso (Cidadania), Luiz Amaral (Republicanos), Ronaldo Carvalho (Cidadania), Ilton Ferreira (PL), Della Motta (Podemos), Lurdinha Granzotte (PSL), Claudinei da Rocha (MDB), Zezinho Cabeleireiro (PP), Marcelo Tidy (DEM), Carlinho Petrópolis Farmácia (PL), Donizete da Farmácia (MDB), Kaká (PSDB) e Pastor Palamoni (PSD).
Defensoria Pública da União em Franca
A Câmara Municipal de Franca debate nos próximos dias o Requerimento de nº 387/2021 que solicita informações do Defensor Público-Geral Federal informações sobre a possibilidade de se instalar uma unidade da Defensoria Pública da União no Município de Franca.
A iniciativa do vereador Gilson Pelizaro (PT) e conta com as assinaturas de todos os demais vereadores da Casa de Leis francana. No documento os parlamentares argumentam que ‘ausência da unidade em muito penaliza a sua população carente, que não pode se socorrer à assistência jurídica gratuita nas causas em que postula contra a União’
E acrescenta ‘situação a exemplificar a necessidade de uma unidade em Franca ocorreu no pretérito ano de 2020, na qual muitos pleiteantes do Auxílio Emergencial encontraram dificuldades em sanar eventuais entraves à sua concessão, o que a DPU poderia auxiliá-los sobremaneira, e em muitas outras demandas, como aposentadorias, pensões, revisões, BPC/LOAS etc.’
O tema deve ser colocado em discussão nas próximas sessões do Legislativo.
Lindsay Cardoso e Daniel Bassi questionam Prefeitura
Os vereadores Lindsay Cardoso (Cidadania) e Daniel Bassi (PSDB) apresentaram requerimentos questionamento a Prefeitura sobre indicações feitas para melhoria da segurança no trânsito em alguns bairros da cidade.
A vereadora Lindsay Cardoso (Cidadania) questiona pelo requerimento de nº 380/2021 os motivos que impedem o atendimento da Indicação 1726/2021 sobre a possibilidade de instalar redutor de velocidade no Jardim do Éden.
E ainda o de nº 379/2021 os motivos que impedem o atendimento da Indicação 2058/2021, sobre a possibilidade de reparar sinalização de solo localizada no Jardim Bethânia.
‘O pedido justifica-se porque a sinalização encontra-se apagada, motivo pelo qual muitos motoristas não realizam a parada obrigatória, o que pode causar acidentes de trânsito’ argumentou a parlamentar.
O vereador Daniel Bassi (PSDB) apresentou o requerimento de nº 378/2021 solicitando a realização de estudos para que seja implantado um redutor de velocidade na Rua Saldanha Marinho.
O parlamentar argumentou ‘embora já exista no local a faixa para pedestres, infelizmente, os condutores de veículos trafegam pela via supracitada em alta velocidade, muitas vezes desrespeitando-a. Além disso, a via é uma descida acentuada, o que acaba por contribuir no aumento da velocidade’
Luiz Amaral cobra instalação de postos de coleta de exames
O vereador Luiz Amaral (Republicanos) apresentou o requerimento de nº 377/2021 cobrando a Prefeitura se há projeto para instalação de um posto de coleta para exames laboratoriais na região Sul da cidade de Franca.
Em sua justificativa o parlamentar diz ‘moradores daquela região informaram que precisam se descolocar até a região central para realizar exames laboratoriais. Considerando a distância entre a região sul e o centro da cidade. Considerando que muitos exames precisam de alguns procedimentos, como jejum, o que pode levar a pessoa sentir mal-estar até chegar ao laboratório. Solicito informações e sugiro a instalação de um posto de coleta para auxiliar os munícipes que residem nos bairros localizados na região Sul da cidade’
Kaká cobra projeto para asfaltamento
A Câmara Municipal de Franca recebe diversas reclamações e questionamentos de munícipes das mais diversas regiões. Os parlamentares em suas ações cobram o Poder Executivo e as demais autoridades as providências necessárias através de requerimentos e indicações.
Além das áreas de saúde, segurança pública, a população também recorre à Casa de Leis para soluções de problemas de infraestrutura. Um dos temas que deve ser colocado em discussão nas próximas sessões é o requerimento de nº 373/2021 de iniciativa do vereador Kaká (PSDB).
O parlamentar cobra a Prefeitura informações sobre a existência de algum projeto de asfaltamento do trecho que liga os bairros São Domingos e Jardim Luiza II, localizado entre as ruas Valter Chinaglia e Professora Vanda Gonzaga.
Samuel Cintra – Diretor de Comunicação
Câmara Municipal de Franca