Usuários do Whatsapp, Instagram e Facebook relataram por outras redes sociais nesta segunda-feira, 4, instabilidade nas plataformas no começo da tarde.
De acordo com o site “downdetector”, que monitora ocorrências adversas nas plataformas digitais ao redor do mundo, mais de 27 mil problemas foram reportados no WhatsApp do Brasil entre as 12h e 13h. Também há relatos do aumento das reclamações em países como Estados Unidos, Bélgica e Japão.
Os gráficos dos outros sites de domínio da empresa de Mark Zuckerberg também mostraram um aumento de reclamações na última hora. O volume de acessos na plataforma que monitora as reclamações foi tão grande que o próprio site DownDetector também apresentou instabilidade.
Entre a maioria das queixas dos usuários estão a incapacidade de enviar ou receber mensagens, fotos e áudios. No Instagram, muitos recebem a mensagem de que “não foi possível atualizar o feed”. Em poucos minutos, o termo “WhatsApp” se tornou um dos assuntos mais comentados no Twitter, com quase 1 milhão de menções na rede social.
O Portal Fato no Ato entrou em contato com a assessoria de imprensa do Facebook e aguarda resposta sobre a instabilidade. Até o momento, não há informações sobre o que pode ter causado o problema.
Quase uma hora após o registro dos primeiros problemas nas plataformas, o WhatsApp usou o Twitter para enviar uma mensagem aos seus usuários:
“Estamos cientes de que algumas pessoas têm problemas com o WhatsApp neste momento. Estamos trabalhando para trazer as coisas de volta à normalidade e vamos dar novas informações aqui assim que possível”.
O Instagram também se pronunciou sobre o “problema” nas redes.
“Tenham paciência conosco, estamos trabalhando nisso”,
Diz trecho do posicionamento em inglês.