Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Show de Diego Figueiredo lota o SESC de Franca

    17 de maio de 2025

    A Fujirebio recebe autorização de comercialização para o teste de diagnóstico in vitro Lumipulse® G pTau 217/β-Amyloid 1-42 Plasma Ratio como auxílio na identificação de pacientes com patologia amiloide associada à doença de Alzheimer

    17 de maio de 2025

    Á frente de empreendimentos imobiliários de sucesso, Alex Manhas é um líder visionário que, com vasta experiência no setor de construção civil, tem transformado cada projeto em um marco de excelência. Residente em Ribeirão Preto, ele está impulsionando o mercado imobiliário e da construção civil em Rifaina, onde é o responsável pelo empreendimento imobiliário e complexo náutico “Kanoah Home Resort”. E mais novidades estão por vir na vizinha cidade.

    17 de maio de 2025
    Facebook Twitter Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • Show de Diego Figueiredo lota o SESC de Franca
    • A Fujirebio recebe autorização de comercialização para o teste de diagnóstico in vitro Lumipulse® G pTau 217/β-Amyloid 1-42 Plasma Ratio como auxílio na identificação de pacientes com patologia amiloide associada à doença de Alzheimer
    • Á frente de empreendimentos imobiliários de sucesso, Alex Manhas é um líder visionário que, com vasta experiência no setor de construção civil, tem transformado cada projeto em um marco de excelência. Residente em Ribeirão Preto, ele está impulsionando o mercado imobiliário e da construção civil em Rifaina, onde é o responsável pelo empreendimento imobiliário e complexo náutico “Kanoah Home Resort”. E mais novidades estão por vir na vizinha cidade.
    • Casal destaque na área médica em nossa Franca, Dr. César Maniero e Dra. Aiko atendem seus pacientes com extrema dedicação no Centro de Olhos de Franca, com espaço totalmente reformado e repaginado.
    • Ele tem seu nome escrito na área médica e política da nossa cidade, onde foi deputado federal e muito lutou pelos interesses da cidade. Dr. Marco Aurélio Ubiali participou recentemente da reunião nacional do PSB e aqui está neste click junto de Márcio França, ministro do Empreendedorismo.
    • Profissional da Odontologia, ela se destaca no atendimento aos seus pacientes, oferecendo tratamentos revolucionários e eficazes. Dra. Maria Rita Perente merece sempre o nosso destaque.
    • Profissional da medicina, ele é nome respeitado e admirado na área da oncologia clínica. Destacar Dr. José Reinaldo de Paula Tasso é sempre uma grande honra para nós, que tanto o admiramos.
    • Este querido amigo merece sempre ser destaque em nossa pagina, já que é um grande profissional da área jurídica de nossa cidade, além de professor dos mais queridos e capacitados. Dr. Acir de Matos Gomes.
    • Vereador dos mais combativos do Legislativo francano, Gilson Pelizaro é um grande lutador pelos interesses da comunidade da nossa cidade, que nele tanto confia.
    • Casal dos mais queridos, eles muito se destacam na área contábil de nossa Franca. Eliane Macedo e João Márcio.
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Cairo Still
    • Sociedade Organizada
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • HUMANARTE
    • Fato Esportivo
    • Porça News
    • Agora Franca
    • +Colunas
      • Rádio FNT
      • Conecta Franca
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    Portal FNTPortal FNT
    Início » CBF reconhece Atlético-MG como o campeão brasileiro de 1937. Clube passa a ser o primeiro campeão nacional da história
    Esportes

    CBF reconhece Atlético-MG como o campeão brasileiro de 1937. Clube passa a ser o primeiro campeão nacional da história

    Filipe DanielBy Filipe Daniel26 de agosto de 2023Updated:26 de agosto de 2023

    O Atlético-MG é tricampeão brasileiro. A Confederação Brasileira de Futebol reconheceu o pleito do clube, nesta sexta-feira, para transformar a conquista “campeão dos campeões” de 1937 como título nacional, análogo à Série A do Campeonato Brasileiro. Agora, o Galo é tri e volta a ser considerado o primeiro campeão nacional! Veja a lista atualizada com todos os campeões brasileiros.

    A homologação foi realizada pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, e por outros membros da entidade em reunião, nesta sexta, no Rio de Janeiro com a cúpula de membros do Atlético-MG. Nas redes sociais, o clube celebrou a conquista em postagem com a taça de campeão.

    O Galo foi representado pelo vice-presidente José Murilo Procópio, por Ricardo Guimarães, presidente do Conselho Deliberativo do clube, e por Rubens Menin, membro dos 4R’s e um dos acionistas da SA do clube. A CBF confirmou, em contato com a reportagem, a decisão de reconhecer a conquista do time alvinegro.

    O documento confeccionado pela CBF é assinado pelo presidente da entidade e outros integrantes. Nele, foi entendido que o “Torneio dos Campeões disputado em 1937 foi sim extremamente relevante à época em meio aos debates e divisões geradas no futebol brasileiro em função da defesa da implementação do profissionalismo entre os clubes”.

    O campeonato de 1937 é tratado como “pioneiro” na conclusão da análise da CBF. A homologação do título será comunicada à Conmebol e também a Fifa. A conquista não valerá para ganho de pontos do Galo no Ranking Nacional de Clubes e nos rankings da Conmebol e da Fifa.

    O Atlético consegue o reconhecimento às vésperas de inaugurar a Arena MRV, que será o palco do jogo Galo x Santos neste domingo, pela 21ª rodada do Brasileiro. Um dia de comemoração para a comunidade do clube mineiro, com a chegada de vez da nova casa e agora o título de 1937.

    O pedido do Galo

    O pleito levou mais de 20 meses com vários encontros formais e informais entre Atlético e CBF. No fim de 2021, logo após a conquista do Brasileirão e da Copa do Brasil, a gestão de Sérgio Coelho passou a pensar seriamente no pedido de reconhecimento do título conquistado há 86 anos.

    A situação ganhou corpo em fevereiro de 2022. Durante a disputa da Supercopa do Brasil contra o Flamengo, em Cuiabá, a reportagem recebeu de uma fonte o dossiê completo “Atlético-1937”. Em 8 de março de 2022.

    O dossiê ficou mais robusto e foi entregue para a análise da CBF. Ele passou para estudo e veredito de três departamentos da confederação que administra o futebol brasileiro: jurídico, governança e de competições. Ednaldo Rodrigues já estava na presidência, mas foi trocando cargos ao longo da gestão, inclusive dos chefes dos departamentos citados.

    O dossiê de 1937 ganhou o crivo do presidente da CBF após o “sim” de membros da entidade, como Hélio Santos Menezes Junior (Diretor de Governança e Conformidade), Gamil Föppel (Jurídico), Júlio Avellar (Diretor de Competições), os diretores dos respectivos departamentos. Ednaldo Rodrigues é quem formalizou o convite para o Atlético comparecer à CBF nesta sexta.

    Sérgio Coelho, entusiasta do assunto e líder do órgão colegiado na busca pelo reconhecimento, já prepara o seu relatório final de gestão como presidente do Atlético (2021-2023). Promete ser breve, mas irá incluir a batalha para o conhecimento do título de 1937 entre as conquistas da sua administração.

    O título de 1937

    O Atlético foi campeão mineiro de 1936. Na época, o comando do futebol era dividido entre federações nacionais.

    A Federação Brasileira de Futebol (FBF), então, resolveu organizar o Campeonato Brasileiro de Clubes em 1937, com os campeões estaduais de Minas Gerais, do Rio de Janeiro (então capital federal), São Paulo e Espírito Santo. Na época, o Estado de São Paulo não pertencia à região sudeste, era uma outra divisão estadual que vigorava no mapa geográfico.

    O Atlético venceu Portuguesa de Desportos, Fluminense (um dos times mais fortes do Brasil na época) e o Rio Branco para se sagrar campeão dos campeões de 1937. Foi tratado como campeão nacional, até porque a disputa do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais havia sido interrompido justamente naquele ano. A FBF tinha os clubes profissionais como afiliados, e a CBD seguia com os times amadores, além da seleção brasileira.

    Quando o Atlético foi campeão brasileiro de 1971, a cobertura do jornal O Globo trazia em uma de suas retrancas a manchete: “O Atlético obteve 1º título de campeão nacional em 37”, dando indícios de como era visto aquela façanha.

    No dossiê do Galo, também foi utilizado, como argumento, o fato de a CBF, em 2010, ter reconhecido os títulos do Robertão e Taça Brasil de Bahia, Santos, Cruzeiro, Botafogo, Palmeiras e Fluminense como campeões brasileiros, por meio do princípio da isonomia.

    “À vista do exposto, conclui-se que o Clube vencedor do campeonato nacional da temporada de 1937, intitulado Campeão dos Campeões, e amplamente reconhecido como tal pela mídia e pela sociedade – o Clube Atlético Mineiro -, faz jus, por conseguinte, ao reconhecimento do título de CAMPEÃO BRASILEIRO daquele ano, o que se requer, mediante a entrega simbólica do Troféu correspondente” (Trecho do ofício que o Galo enviou à CBF).

    Os campeões de 1937 reuniam jogadores com passagens importantes pelo Atlético, que, agora, poderão se juntar ao time de 1971 e ao esquadrão de 2021. O goleiro Kafunga, o zagueiro Zezé Procópio, os atacantes Nicola, Guará e Paulista são ícones que passam a ser revisitados e valorizados pela homologação da conquista. Eles foram comandados pelo técnico Floriano Peixoto, uma histórica figura do futebol de seu tempo, que pontuou assim o torneio:

    – Enfim, tudo acabou. Sinto-me satisfeito em ter levado para Minas o primeiro campeonato nacional. E o Athletico, o líder dos clubes montanheses, bem mereceu tão honroso título.

    Veja a lista com todos os campeões brasileiros

    • 1937 – Atlético-MG
    • 1959 – Bahia
    • 1960 – Palmeiras
    • 1961 – Santos
    • 1962 – Santos
    • 1963 – Santos
    • 1964 – Santos
    • 1965 – Santos
    • 1966 – Cruzeiro
    • 1967 – Palmeiras (Taça Brasil e Robertão)
    • 1968 – Botafogo (Taça Brasil) e Santos (Robertão)
    • 1969 – Palmeiras
    • 1970 – Fluminense
    • 1971 – Atlético-MG
    • 1972 – Palmeiras
    • 1973 – Palmeiras
    • 1974 – Vasco
    • 1975 – Internacional
    • 1976 – Internacional
    • 1977 – São Paulo
    • 1978 – Guarani
    • 1979 – Internacional
    • 1980 – Flamengo
    • 1981 – Grêmio
    • 1982 – Flamengo
    • 1983 – Flamengo
    • 1984 – Fluminense
    • 1985 – Coritiba
    • 1986 – São Paulo
    • 1987 – Sport*
    • 1988 – Bahia
    • 1989 – Vasco
    • 1990 – Corinthians
    • 1991 – São Paulo
    • 1992 – Flamengo
    • 1993 – Palmeiras
    • 1994 – Palmeiras
    • 1995 – Botafogo
    • 1996 – Grêmio
    • 1997 – Vasco
    • 1998 – Corinthians
    • 1999 – Corinthians
    • 2000 – Vasco
    • 2001 – Athletico-PR
    • 2002 – Santos
    • 2003 – Cruzeiro
    • 2004 – Santos
    • 2005 – Corinthians
    • 2006 – São Paulo
    • 2007 – São Paulo
    • 2008 – São Paulo
    • 2009 – Flamengo
    • 2010 – Fluminense
    • 2011 – Corinthians
    • 2012 – Fluminense
    • 2013 – Cruzeiro
    • 2014 – Cruzeiro
    • 2015 – Corinthians
    • 2016 – Palmeiras
    • 2017 – Corinthians
    • 2018 – Palmeiras
    • 2019 – Flamengo
    • 2020 – Flamengo
    • 2021 – Atlético-MG
    • 2022 – Palmeiras

    *Em 1987, o Flamengo conquistou a Copa União. Depois de longa batalha judicial, o Supremo Tribunal Federal determinou, em 2018, que o Sport seja reconhecido como o campeão brasileiro de 1987.

    Confira os maiores campeões do Brasileirão:

    • Palmeiras – 11 (1960, 1967, 1967, 1969, 1972, 1973, 1993, 1994, 2016, 2018 e 2022)
    • Santos – 8 (1961, 1962, 1963 , 1964 , 1965 , 1968, 2002 e 2004)
    • Flamengo – 8 (1980, 1982, 1983, 1987, 1992, 2009, 2019 e 2020)
    • Corinthians – 7 (1990, 1998, 1999, 2005, 2011, 2015 e 2017)
    • São Paulo – 6 (1977, 1986, 1991, 2006, 2007 e 2008)
    • Cruzeiro – 4 (1966, 2003, 2013 e 2014)
    • Fluminense – 4 (1970, 1984, 2010 e 2012)
    • Vasco – 4 (1974, 1989, 1997 e 2000)
    • Atlético-MG – 3 (1937, 1971 e 2021)
    • Internacional – 3 (1975, 1976 e 1979)
    • Bahia – 2 (1959 e 1988)
    • Botafogo – 2 (1968 e 1995)
    • Grêmio – 2 (1981 e 1996)
    • Athletico-PR – 1 (2001)
    • Coritiba – 1 (1985)
    • Guarani – 1 (1978)
    • Sport – 1 (1987)

    Créditos: Globo Esporte

    Related Posts

    Sesi Franca vence o Pinheiros e está a uma vitória das semifinais do NBB

    16 de maio de 2025

    Justiça afasta Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF. Novas eleições já tem data marcada

    16 de maio de 2025

    Séries empatadas no NBB

    14 de maio de 2025
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • Show de Diego Figueiredo lota o SESC de Franca
    • A Fujirebio recebe autorização de comercialização para o teste de diagnóstico in vitro Lumipulse® G pTau 217/β-Amyloid 1-42 Plasma Ratio como auxílio na identificação de pacientes com patologia amiloide associada à doença de Alzheimer
    • Á frente de empreendimentos imobiliários de sucesso, Alex Manhas é um líder visionário que, com vasta experiência no setor de construção civil, tem transformado cada projeto em um marco de excelência. Residente em Ribeirão Preto, ele está impulsionando o mercado imobiliário e da construção civil em Rifaina, onde é o responsável pelo empreendimento imobiliário e complexo náutico “Kanoah Home Resort”. E mais novidades estão por vir na vizinha cidade.
    • Casal destaque na área médica em nossa Franca, Dr. César Maniero e Dra. Aiko atendem seus pacientes com extrema dedicação no Centro de Olhos de Franca, com espaço totalmente reformado e repaginado.
    • Ele tem seu nome escrito na área médica e política da nossa cidade, onde foi deputado federal e muito lutou pelos interesses da cidade. Dr. Marco Aurélio Ubiali participou recentemente da reunião nacional do PSB e aqui está neste click junto de Márcio França, ministro do Empreendedorismo.
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Região

    Quebra da safra, novas cultivares e manejo: Procafé espera 3 mil pessoas em evento técnico na próxima semana em Varginha

    By Repórter no Fato

    Produtividade, cultivares e quebra da safra: os desafios do café em pauta nos Dias de…

    APAE Franca promove 13º Leilão “Um Lance de Amor” para ampliar atendimento a pessoas com autismo

    13 de maio de 2025

    Ribeirão Preto além dos canaviais: versatilidade econômica impulsiona futuro da “Capital do Agro”

    13 de maio de 2025

    Alta Mogiana inicia colheita de café com preços firmes, mas produtividade menor

    9 de maio de 2025
    Arquivos
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    © 2025 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.