Iniciativas acontecerão simultaneamente nas unidades da Companhia neste sábado (26/8) e envolvem de caminhada ambiental a mutirões de limpeza em praias e rios
Em comemoração ao Dia Nacional do Voluntariado, celebrado em 28 de agosto, a Ação Sabesp de Solidariedade promoverá uma série de atividades nos municípios em que a Companhia atua no Estado de São Paulo. As ações sociais serão realizadas por voluntários em parceria com prefeituras, escolas, ONGs e entidades e incluem mutirões de limpeza em praias e mananciais; caminhada ecológica; doação de cestas básicas; visitas guiadas a estações de tratamento de água; soltura de peixes em rios e palestras sobre consumo consciente da água e preservação do meio de forma a contribuir com o desenvolvimento sustentável do planeta. Todas as iniciativas acontecerão de forma simultânea em um único dia: 26 de agosto, sábado.
As atividades são alinhadas com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que preveem uma agenda mundial estabelecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) para envolver os países para erradicação da pobreza, segurança alimentar, energia, proteção ao meio ambiente e o clima, além de outras áreas.
As ações contemplam os ODS de Saúde e Bem Estar, Energia Limpa e Acessível, Educação de Qualidade, Fome Zero e Agricultura Sustentável e Água Potável e Saneamento. Confira algumas delas:
São Paulo: Gente do Bem
A Sabesp de São Paulo fará uma ação interativa focada no bem-estar de idosas e crianças abrigadas na Associação Damas de Caridade São Vicente de Paulo e no Curumim – Abrigo Infantil. A ideia é envolver colaboradores da Sabesp e seus familiares para proporcionar momentos de descontração e interação, além oferecer um café especial e presenteá-los com doações feitas por voluntários. A ação com as crianças será das 9h às 12h e com as idosas, das 14h30 às 17h30.
Botucatu: Mutirão de Limpeza do Rio Lavapés
Os colaboradores da Sabesp, familiares e entidades parceiras farão o mutirão de limpeza em 6,5 km do Rio Lavapés, em Botucatu. A ação será das 8h às 12h e os voluntários irão coletar o lixo nas margens do principal rio urbano da cidade, desde a nascente. Além da limpeza do manancial, a ação tem como foco conscientizar a população sobre a importância da preservação das fontes de água. A Sabesp conta com a parceria da prefeitura, através das Secretarias do Verde e da Educação, além de entidades voluntárias como o Tiro de Guerra, Grupo de Escoteiro Padre Anchieta, Fundação Florestal, APA Botucatu, Clubes de Serviços (Lions e Rotary), e as ONGs Nascentes, Aracatu e Cuesta Limpa. Toda população pode participar do mutirão de limpeza.
Espírito Santo do Pinhal: Caminhada Ambiental entre Amigos
Em Espírito Santo do Pinhal, a Sabesp e o Clube de Campo Caco Velho realizarão a Caminhada Ambiental entre Amigos, no próprio clube (Rodovia Ademar de Barros s/ número), das 8h30 às 11h. A trilha ecológica passará por nascentes de água e tem como principal objetivo conectar as pessoas com a natureza, além de abordar a importância de valorizar e preservar os recursos hídricos. Haverá participação de monitores com apresentação lúdica sobre o tema. A personagem Fada Protetora das Nascentes estará presente no evento, que é aberto a toda comunidade.
Peruíbe: Limpeza de Praia – Conscientização e Reciclagem
Um grupo de voluntariados convocados pela Sabesp fará, das 9h às 12h, o recolhimento de lixo da praia do Parque Turístico, em Peruíbe, e destinarão os materiais para reciclagem. A iniciativa envolve colaboradores da Sabesp e familiares e conta com o apoio da prefeitura, através das Secretarias de Meio Ambiente, Trânsito e Segurança, além de ONGs do município. Também haverá uma palestra inicial de conscientização sobre a limpeza das praias e reciclagem.
Osasco: Circuito do Saneamento – Educando para o Futuro
A Sabesp realizará, em Osasco, o Circuito do Saneamento, das 10h às 14h, no CEU da Artes Bonança (Rua Antônio Jacinto Rangon, 45). O objetivo é envolver a comunidade para demonstrar os processos de tratamento da água e do esgoto; a importância da destinação correta dos resíduos; o uso correto das redes de água e esgoto; a importância da preservação dos mananciais; uso racional da água e o Programa Água Legal. O evento é aberto à comunidade.