–O Jardim Sensorial é um projeto meticulosamente planejado, que busca estimular os cinco sentidos de forma integrada e inclusiva –
A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Franca escreveu mais um capítulo de sua história de dedicação à inclusão e ao bem-estar da comunidade. Em uma cerimônia repleta de emoções, foi inaugurado na quinta-feira, 10, o aguardado Jardim Sensorial, um espaço que promete enriquecer a experiência sensorial das pessoas com deficiência atendidas e visitantes, proporcionando momentos de interação, aprendizado e contemplação.
A inauguração contou com a presença de autoridades locais, diretoria da APAE, atendidos, colaboradores e membros da comunidade francana. O evento começou com um discurso emocionado do ex-presidente da APAE Franca, Agenor Gado.
“Estou muito feliz por estar neste local, nesta manhã, para inaugurarmos este jardim maravilhoso. Tenho na minha memória, minha mãe cuidando de flores – particularmente também aprecio jardins, pois promovem relaxamento, reduzem estresse, criam conexões com a natureza e, sem dúvida, trazem muitos benefícios emocionais e cognitivos”, disse.
Agenor contou que, sempre que passava pela praça onde foi instalado o Jardim Sensorial, pensava em que o espaço poderia ser transformado. “Vi em uma revista da Feapaes um Jardim Sensorial, proporcionando uma experiência enriquecedora e terapêutica. E não é esse o nosso propósito aqui? Dessa forma, esse jardim inspirado em outros foi realizado e apoiado pela nossa diretoria”, relembrou.
O Jardim Sensorial é um projeto meticulosamente planejado, que busca estimular os cinco sentidos de forma integrada e inclusiva. Cada elemento do espaço, projetado pela arquiteta Gabriela Assunção Cintra, foi pensado para oferecer uma experiência única e enriquecedora.
O tato é estimulado por texturas diversas, como pedras, madeiras e gramas, enquanto o olfato é aguçado por uma variada gama de aromas naturais. Cores vibrantes e contrastantes cativam o sentido da visão, enquanto sinos e fontes proporcionam uma melodia suave para os ouvidos.
O presidente da APAE Franca, Paulo Henrique Ferreira, destacou a participação de todos os funcionários, empresários e população francana para que o Jardim Sensorial se tornasse realidade como um local de interação, aprendizado e contemplação.
“Sempre digo que chegamos na APAE e aqui nos contagiamos por tanta coisa boa que vemos. Tudo o que sentimos e vivemos aqui, percebemos que é uma coisa além da gente, é Divino, é por Deus”, disse o presidente.
“Um agradecimento muito especial à equipe que ajudou, com grande fervor, a tornar o Jardim Sensorial uma realidade. Sempre digo que não vivemos só dos sonhos, vivemos do fazer”, finalizou.
Todos os recursos investidos na construção do Jardim Sensorial, cerca de R$ 190 mil, foram obtidos através da doação da comunidade de Franca e região.