O ala-armador Reynan, uma das promessas do basquete brasileiro, notificou ao Franca nesta quarta-feira a saída dele do clube. O jogador de 19 anos vai disputar torneios escolares nos Estados Unidos.
No mês passado, Reynan fez uma série de treinos em Menphis, nos EUA. Ele foi um dos destaques do último mundial sub-19 da modalidade, na Hungria. Apesar de o Brasil ter ficado em 11º, o ala-armador chamo a atenção de olheiros internacionais com médias de 16,6 pontos, 5,6 rebotes e três assistências por partida.
Ele também foi pré-convocado para a Copa do Mundo de Basquete com o time principal, participou de treinos em São Paulo, mas foi cortado da lista dos 14 jogadores que viajaram para a Austrália na reta final de preparação.
Diretoria do Franca reprova
Reynan foi formado nas categorias de base do Franca, estava na equipe desde 2020 e tinha contrato com o clube até o final de 2024. Visto como uma das joias raras da equipe, o jogador bicampeão do NBB e campeão da Champions League das Américas, magoou a diretoria com a decisão de sair neste momento, segundo o presidente Luís Prior.
– Infelizmente recebemos uma notificação do Reynan através dos seus agentes dizendo que ele não permanece mais no clube e que está indo para os EUA disputar torneios escolares, visando NBA. A gente teve conversas que isso poderia acontecer. A gente nunca concordou, a comissão nunca concordou. É uma decepção enorme, muito grande, porque você formou o atleta. Coincidentemente essa temporada era a temporada que a gente entendia que ele podia explodir pelo que fez na última temporada, mas a gente tem que conviver com isso. Não vamos deixar de investir na base, de continuar formando. Mas obviamente vamos ter alguns cuidados, deixando claro que ele está rompendo contrato que está em vigor, que prevê multas significativas e colocamos o jurídico para cuidar do assunto. Não tem como impedir de ele ir, mas vai ter consequência a saída dele da forma que aconteceu – afirmou o dirigente em uma transmissão oficial no canal oficial do clube no Youtube.
A saída de Reynan é a quarta baixa do Franca na temporada. O time perdeu o pivô Lucas Mariano, suspenso temporariamente por doping e que não renovou contrato, o armador Mike Smith, que foi para o Nacional, do Uruguai, e o ala-armador Georginho, que deixará a equipe após a Copa Intercontinental em setembro. Por outro lado, o Franca contratou o pivô Wesley Castro e o armador Alexey, mas essse com vínculo relâmpago até a Copa Intercontinental em Singapura, em setembro.
Sem Reynan, o Franca volta a quadra nesta sexta-feira, às 20h, contra o Araraquara, fora de casa, para a segunda partida do clube no Campeonato Paulista.
Créditos: Globo Esporte