Max Verstappen venceu neste domingo (23) o Grande Prêmio da Hungria, a 11ª etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. Foi a nona vitória do holandês no ano, sendo a sétima consecutiva.
Largando do segundo lugar, o holandês da Red Bull assumiu a liderança logo nos primeiros metros e não perdeu mais a posição, conquistando ainda a volta mais rápida da prova. Lewis Hamilton (Mercedes), que foi pole position, terminou em quarto. Lando Norris (McLaren), em segundo, e Sergio Pérez (Red Bull), em terceiro, completaram o pódio.
Com a vitória de Verstappen em Hungaroring, a Red Bull quebrou recordes históricos na F1, tornando-se a primeira equipe da história a conquistar 12 vitórias consecutivas – série iniciada no GP de Abu Dhabi de 2022. Até hoje, a maior sequência havia sido conquistada pela McLaren, quando o time britânico venceu 11 provas seguidas durante a temporada 1988.
A marca da McLaren de 1988 é a mesma atingida pela escuderia austríaca na temporada 2023, vencendo todas as 11 provas disputadas até aqui.
A Ferrari teve Charles Leclerc em sétimo e Carlos Sainz em oitavo. As Aston Martin vieram logo atrás, com Fernando Alonso em nono e Lance Stroll em décimo. Completando a zona de pontuação, Oscar Piastri (McLaren) foi quinto, com George Russell (Mercedes) em sexto.
Classificação da F1 em 2023 após o GP da Hungria:
- Max Verstappen (HOL/Red Bull): 281 pontos
- Sergio Pérez (MEX/Red Bull): 171 pontos
- Fernando Alonso (ESP/Aston Martin): 139 pontos
- Lewis Hamilton (GBR/Mercedes): 133 pontos
- George Russell (GBR/Mercedes): 90 pontos
Próxima parada: Spa-Francorchamps
A Fórmula 1 volta já no próximo fim de semana com o Grande Prêmio da Bélgica, a 12ª etapa da temporada, entre os dias 28 e 30 de julho.
Créditos: Band Uol