Banda larga na mira
A Anatel está debruçada sobre mais de uma centena de empresas de serviços de telecomunicação, notadamente provedores de internet em banda larga ilegais. As primeiras investigações apontam que boa parte desse bloco está vendendo dados pessoais de clientes para terceiros, o que é proibido pela Lei Geral de Proteção de Dados. A relação com o nome dessas empresas será enviada ao Ministério Público e antes de qualquer avanço, a própria Anatel deverá suspender as atividades dessas prestadoras de serviço.
Não aposta
Jair Bolsonaro está preocupado e não é com as ações da Polícia Federal ou com seus inquéritos no STF: o ex-presidente acha que o prefeito Ricardo Nunes tem poucas chances de ser reeleito em São Paulo. Agora, Bolsonaro quer encontrar um vice do PL que ajude a alavancar a reeleição de Nunes. E de cara, acha que terá de “procurar muito” dentro de sua legenda. Valdemar Costa Neto, dono do PL, não abre mão de apoiar a candidatura de Nunes. Seu reinado na prefeitura é uma secretaria e duas subprefeituras.
Uruguai na linha
Em meio a tensões diplomáticas no âmbito do Mercosul, o governo Lula prepara alguns afagos ao Uruguai. O Ministério de Minas e Energia deverá autorizar, em caráter temporário, a venda de energia ao país vizinho. A informação já circula entre grandes grupos que têm atuado de forma mais intensa nas exportações do insumo, casos da Engie e AES. As vendas para o exterior estão suspensas desde 11 de junho, como uma medida de segurança energética e preservação dos níveis os reservatórios com o fim do período de chuvas no país. O recuo seria uma medida de exceção, emergencial, em apoio ao Uruguai que vive sua pior seca em 70 anos.