Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Cultura de incentivo fortalece a motivação dos colaboradores

    12 de junho de 2025

    Livro “O Poder da Redenção” marca desfecho de saga

    12 de junho de 2025

    MEIs destacam urgência em acessibilidade e inclusão

    12 de junho de 2025
    Facebook Twitter Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • Cultura de incentivo fortalece a motivação dos colaboradores
    • Livro “O Poder da Redenção” marca desfecho de saga
    • MEIs destacam urgência em acessibilidade e inclusão
    • ISC Brasil Conference abre pré-venda com desconto de 55%
    • Estudo revela crescimento do consumo de opioides no Brasil
    • Bares e restaurantes investem em ferramentas digitais
    • OAB Franca cria comissão e canal para denúncias sobre golpe do falso advogado
    • Rede Líderes lança livros sobre tecnologia nos negócios
    • Dia Mundial dos Oceanos alerta sobre a importância desta fonte de biodiversidade
    • Profissional da área jurídica, Dr. Antônio Sérgio de Andrade é um grande especialista na área do Direito Criminal e, dentro em breve, estará participando do quadro Momento Jurídico, do nosso programa Família Verzola Recebe. 
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Cairo Still
    • Sociedade Organizada
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • HUMANARTE
    • Fato Esportivo
    • Porça News
    • Agora Franca
    • +Colunas
      • Rádio FNT
      • Conecta Franca
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    • De Quebrada
    Portal FNTPortal FNT
    Início » Marketing: tecnologia facilita gestão de campanhas de rádio
    Notícias Corporativas

    Marketing: tecnologia facilita gestão de campanhas de rádio

    DINOBy DINO20 de julho de 2023
    Marketing: tecnologia facilita gestão de campanhas de rádio
    Marketing: tecnologia facilita gestão de campanhas de rádio

    Engana-se quem pensa que ouvir rádio é coisa do passado. Segundo dados do “Inside Radio 2022”, estudo anual da Kantar IBOPE Media sobre o consumo de rádio no país, divulgados pela Acaert (Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão), este tipo de mídia ainda é utilizada por oito entre dez (83%) brasileiros, considerando as 13 regiões pesquisadas regularmente pela empresa.

    Contrariando as expectativas negativas, o rádio não apenas sobreviveu, como se reinventou desde a chegada das novas tecnologias como a internet, que possibilita uma interação com os ouvintes e traz à tona novas possibilidades, como a transmissão simultânea por meio de lives em redes sociais digitais e plataformas de streaming.

    “Apesar disso, no mercado publicitário, a gestão das campanhas de mídia off-line como o rádio, por exemplo, ainda é feita de uma maneira muito empírica. Isso porque quando essas mídias foram inventadas não se pensou em uma maneira de mensurar os resultados obtidos através delas”, afirma Anacleto Angelo Ortigara, CEO Audiency Brasil Tecnologia. A ferramenta desenvolvida pela Audiency distribui, coleta, trata e disponibiliza dados em tempo real de mais de 6 mil emissoras de rádio no Brasil e em até 18 países.

    Ele conta que, atualmente, as empresas anunciantes fazem a operação e gestão de mídia em rádio através da sua equipe interna de marketing, ou com uma agência contratada. Cabe a essa equipe enviar os spots e o plano de mídia – documento que informa a duração da campanha e os áudios que precisam ser veiculados com data e hora – para as emissoras contratadas.

    “Além disso, a equipe solicita para cada emissora, ao final da campanha, o comprovante de veiculação de cada spot e confirma se tudo o que está sendo contratado vem sendo veiculado”, informa Ortigara. “Imagine a mão de obra de fazer tudo isso manualmente quando se anuncia em um grande número de rádios”, observa.

    De acordo com o empresário, atualmente, com as movimentações de redução de custos e otimização de pessoal nas empresas, nem todos os negócios conseguem ter uma equipe interna para realizar a checagem das campanhas de rádio. Ou, quando têm, essa equipe demanda tempo e energia para realizar a operação, quando poderia estar focando em outras ações estratégicas de marketing.

    “Muitas empresas contratam o serviço das agências, que também ficam sobrecarregadas com o envolvimento de pessoas nessa operação. Por conta dessa demanda, a tecnologia está sendo usada com eficácia e eficiência em plataformas de logística que fazem o serviço completo: são as empresas de checking de mídia”, afirma Ortigara.

    Como é feita a gestão por meio de uma plataforma de checking?

    O CEO da Audiency explica que já existem no mercado soluções tecnológicas que são grandes aliadas na gestão da logística das campanhas. As plataformas de checking garantem que o processo aconteça de forma prática e segura, com acesso a informações completas. Ortigara detalha abaixo como o processo acontece:

    • O primeiro passo consiste na distribuição: a plataforma recebe o material que vai ser veiculado (spots), do anunciante ou da agência, e distribui para todas as emissoras cadastradas na campanha;
    • O sinal das emissoras é capturado e monitorado durante 24h por dia, 7 dias por semana; através desse monitoramento em tempo real, é possível fazer a checagem das veiculações, ou seja, saber a quantidade de vezes em que o spot foi veiculado, o dia e a hora exatos e em quais emissoras;
    • Durante a etapa do checking de mídia, é feita uma comparação entre o que foi contratado pelo cliente e o que a emissora está entregando. Todos os dados são guardados para permitir buscas retroativas, se necessário. O levantamento – em dados e gráficos analíticos detalhados – fica disponível ao cliente em uma página que pode ser acessada com login e senha. Esses dados são essenciais para direcionar novos investimentos na mídia off-line de rádio;
    • E por fim, a etapa do pós-checking consiste na atuação do time de suporte. Esses profissionais acompanham todo o processo e, se identificadas falhas nas veiculações, eles entram em contato com a rádio onde aquele problema ocorreu, informam e solicitam a recuperação dessas perdas, de acordo com o interesse do anunciante.

    “Dessa forma, os profissionais podem focar no planejamento estratégico da campanha, o que facilita o trabalho do time operacional responsável por fazer a gestão da comunicação”, completa o empresário.

    Para mais informações, basta acessar: https://audiency.io/ 

    COMUNICAÇÃO Educação MARKETING tecnologia

    Related Posts

    Cultura de incentivo fortalece a motivação dos colaboradores

    12 de junho de 2025

    Livro “O Poder da Redenção” marca desfecho de saga

    12 de junho de 2025

    MEIs destacam urgência em acessibilidade e inclusão

    12 de junho de 2025
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • Cultura de incentivo fortalece a motivação dos colaboradores
    • Livro “O Poder da Redenção” marca desfecho de saga
    • MEIs destacam urgência em acessibilidade e inclusão
    • ISC Brasil Conference abre pré-venda com desconto de 55%
    • Estudo revela crescimento do consumo de opioides no Brasil
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Região

    Poupatempo participa da Campanha do Agasalho 2025

    By Luis Ribeiro - Dedão no Fato

    Com a chegada do período mais frio do ano, o Poupatempo participa, mais uma vez,…

    Sabesp promove encontro sobre jornada dupla e liderança feminina com Luiza Helena Trajano

    9 de junho de 2025

    Franca encerra Semana do Meio Ambiente com ações ecológicas no Parque dos Trabalhadores

    7 de junho de 2025

    Pela segunda vez, alunos de Ribeirão Corrente visitam propriedade de Rafael Stefani para vivência sobre o café

    6 de junho de 2025
    Arquivos
    • junho 2025
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    © 2025 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.