Contra planos
Ações contra operadoras de saúde estão crescendo novamente. Dados do Conselho Nacional de Justiça revelam que, somente nos três primeiros meses deste ano, 25.700 novas ações foram abertas contra planos de saúde, 2020 e 2021 foram os anos de menor demanda judicial contra os planos, com 75.510 e 76.530 novos processos, respectivamente. A partir do ano passado, os índices voltaram a aumentar: foram 88.110 ações judiciais movidas contra os planos.
Olho nas usinas
Em 2021, a Eletronuclear e a estatal russa Rosatom assinaram um memorando de entendimentos em torno de investimentos em energia nuclear. O acordo continua em vigor, mas a guerra entre Rússia e Ucrânia esfriou as tratativas entre as duas empresas. Agora, avançar numa negociação com Vladimir Putin seria provocar os Estados Unidos e a União Europeia. No governo Lula, a China é vista como a melhor alternativa para um possível acordo de cooperação de energia nuclear. Aí, todos os caminhos apontam para a CNCC (China National Nuclear Corporation), que seria um potencial parceiro para construção de Angra 3 como de futuras usinas.
Preparando a área
Atual vice-presidente do STF, e à frente da Primeira Turma, o ministro Luís Roberto Barroso, que protagonizou episódio criticado, há dias, na UNE já faz preparativos para ocupar em outubro, a presidência do Supremo. Barroso permanecerá dois anos na cadeira e já deu início ao processo de transição com a equipe da ministra Rosa Weber, que se aposenta em outubro. Chegar à presidência do STF significa também assumir a presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).