O dia 2 de julho se tornou uma data muito especial para os bombeiros do brasil, que neste ano comemora 167 anos de existência.
Hoje as homenagens são para todos os heróis brasileiros que arriscam suas vidas para proteger as pessoas, as cidades e as florestas do risco de incêndios, desastres naturais, desabamentos e outros casos.
Além de apagar incêndios, os bombeiros também desenvolvem vários projetos sociais e educativos, com o objetivo de tentar melhorar a qualidade de vida da comunidade, também ajudam a socorrer animais em perigo e auxiliar pessoas que enfrentam situações de grande “stress”, como tentativa de suicídio, afogamento, desaparecimentos e traumas provocados por acidentes.
Nós da (ANABOM Associação Nacional dos Bombeiros), parabenizamos a todos os bombeiros do Brasil, sejam eles Militares ou Civis pela dedicação e coragem na missão de SALVAR VIDAS!
A história do Corpo de Bombeiros começou no Brasil em 1856, no dia 2 de julho, o decreto Nº 1.775, foi assinado pelo Imperador Dom Pedro II, que regulamentava pela primeira vez o serviço de extinção de incêndios no Brasil, que instituiu o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, no Rio de Janeiro.
Reuniram-se as seções de Bombeiros que existiam para o serviço de extinção de incêndios na Casa do Trem (Arsenal de Guerra).
Antes da criação dessa corporação, as pessoas usavam como meio de apagar os incêndios, baldes que enchiam em chafarizes, contando com a ajuda de vizinhos e amigos, e ainda tinham que contar com a sorte de encontrar água a vontade no local.
Passavam o recipiente de mão em mão, até chegar ao incêndio, sem experiência e preparo corriam sérios riscos de maiores danos.
Ao longo desses 167 anos de existência foram várias ocorrências, algumas com risos, outras com choros, mas nossos valorosos Bombeiros sempre atentos e prontos para SERVIR.
Esses são alguns dos trágicos incêndios que chocaram o Brasil e o Mundo, e lá estavam os nossos HERÓIS Bombeiros do Brasil.
Em dezembro de 1850, na Rua do Rosário, hoje XV de Novembro, houve um incêndio, que foi extinto por bravos bombeiros utilizando uma bomba manual emprestada por um francês chamado Marcelino Gerard e devido a este incêndio, em 1851 foram tomadas as primeiras posturas municipais relativas aos casos de fogo em consequência do incêndio havido no ano anterior com a aquisição de duas bombas.
No ano seguinte, ainda em decorrência de tal incêndio, é apresentado na Assembleia Provincial, pelo então Brigadeiro Machado de Oliveira um Projeto de Lei de um Código sobre Prevenção de Incêndios, neste Código estavam regulamentados os serviços de prevenção e extinção de incêndios, ficando o povo, por lei, obrigado a cooperar com a Polícia nos dias de incêndio.
Em 1861, ocorre um incêndio em uma livraria na Rua do Carmo e em 1863 ocorre novo incêndio, desta vez na Rua do Comércio em uma loja de ferragens, já em 1870 um barril de pólvora explode no centro da cidade de São Paulo.
Em dezembro de 1961 na cidade de Niterói, RJ queima o Gran Circus Norte-Americano com 503 mortes, sendo 70% crianças.
Na década de 70 ocorreram algumas catástrofes, tais como o edifício Andraus e Joelma, o incêndio do Edifício Andraus, de 31 andares, ocorreu em 24 de fevereiro de 1972, onde 16 pessoas morrem e 375 ficam feridas, o Corpo de Bombeiros enviou 31 viaturas e dezenas de carros pipas.
No dia 01 de fevereiro de 1974, o incêndio no Edifício Joelma de 23 andares que deixou Aproximadamente 189 mortos e 300 feridos causando comoção em toda a nação, na ocasião o Corpo de Bombeiros enviou para o local 26 viaturas e 318 bombeiros que lutaram como guerreiros pela vida para evitar perdas de muito mais vidas.
No dia 14 de fevereiro de 1981, o incêndio do edifício Grande Avenida, onde ficava a torre de transmissão da TV Record Com 17 mortos e dezenas de feridos.
Quem não se lembra do acidente com o avião da TAM, que caiu em São Paulo em frente ao aeroporto de Congonhas, no dia 17 de julho de 2007 quando chegava de Porto Alegre, ceifando a vida de 199 pessoas.
O incêndio da boate Kiss, em Santa Maria (RS), com a morte de 242 pessoas, na madrugada de 27 de janeiro de 2013.
Apesar de estar associada indiscutivelmente ao combate de incêndios, a profissão de bombeiro agregou outras missões pela necessidade do crescimento urbano desenfreado e sem planejamento que são executadas desde a década de 30 diuturnamente.
O Serviço de guarda vidas, salvamentos aquáticos, resgates em altura, montanhas e em incidentes com produtos perigosos são exemplos disso, além de vistorias técnicas em edificações e locais de grande concentração popular e atendimento pré-hospitalar (médicos e socorristas).
Hoje os Bombeiros contam com equipamentos modernos, viaturas sofisticadas e tecnologia de ponta, porém o mais importante desta centenária instituição são homens e mulheres que vão além de suas forças treinamento, salário e tem por objetivo SALVAR VIDAS E PATRIMÔNIO.
Lembrando que o Corpo de Bombeiros é a instituição mais confiável no Brasil e no Mundo.
Cássio O. Messias – Jornalista
Agradecimento ao amigo Alberto Takaoka pela autorização do uso da foto.