Agora é oficial. Luís Castro não é mais técnico do Botafogo. Nesta sexta-feira (30), clube e treinador oficializaram o término do vínculo, com o português rumando para o Al Nassr, da Arábia Saudita. O treinador português se despediu do elenco no CT do clube nesta tarde.
O ‘sim’ do treinador para os sauditas já havia sido antecipado no início da semana por vários sites de notícias. O clube árabe, que tem Cristiano Ronaldo como a principal estrela, fez uma proposta pelo treinador na última semana. A oferta é de duas temporadas, podendo renovar por mais uma, e um salário bem maior do que o português recebe no clube carioca.
Inclusive, CR7 teve papel fundamental na chegada de Castro. O atacante ligou diretamente para o técnico para pedir a sua contratação.
Na última quinta-feira (29), Castro fez sua última partida a frente do Botafogo no empate em 1 a 1 contra o Magallanes pela CONMEBOL Sul-Americana. Nas arquibancadas, a torcida protestou contra o técnico desde antes de a bola rolar, com vaias e notas falsas com o seu rosto. Após a partida, muitos xingamentos foram direcionados ao português.
Em entrevista coletiva, já em tom de despedida, o comandante fez longo desabafo sobre as oportunidades e as críticas que recebeu por conta das ofertas.
Dos pedidos de demissão ao ‘fica, Castro!’
O ano de Luís Castro com o Botafogo mudou da ‘água para o vinho’. Após um Campeonato Carioca sendo eliminado na primeira fase e a quase eliminação na primeira fase da Copa do Brasil, o treinador viu parte da torcida alvinegra pressionar por sua saída.
No entanto, o jogo virou com o início do Campeonato Brasileiro. Com 10 vitórias em 12 jogos e a recuperação da confiança de atletas fundamentais, o português comandou o Glorioso rumo à liderança disparada da competição, trazendo de volta a confiança do torcedor, que fez uma forte campanha nas redes sociais contra sua saída.
Luís Castro deixa o Botafogo no topo da tabela de classificação do Brasileirão, com 30 pontos conquistados de 36 possíveis e sete pontos de vantagem para o vice-líder Grêmio.
Ao todo, desde sua chegada em 2022, o treinador comandou o Alvinegro em 79 jogos, obtendo 42 vitórias, 14 empates e 23 derrotas, com um aproveitamento de 59%.
Créditos: ESPN