Close Menu
Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Entenda o que é a depilação definitiva com laser de díodo

    24 de junho de 2026

    Acesso ao processo no Juizado garante o acesso à Justiça?

    24 de junho de 2026

    APAE Franca realiza Dia de Copa com partidas temáticas e narração ao vivo

    24 de junho de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • Entenda o que é a depilação definitiva com laser de díodo
    • Acesso ao processo no Juizado garante o acesso à Justiça?
    • APAE Franca realiza Dia de Copa com partidas temáticas e narração ao vivo
    • Teuto bate recorde e produz 741 milhões de unidade
    • Fungetur apoia turismo brasileiro com R$ 826 milhões
    • Doença renal pode levar ao transplante em pacientes jovens
    • A REVOLUÇÃO SILENCIOSA DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM FRANCA
    • 40% da IA agêntica pode ser cancelada até 2027
    • Há 195 anos, Cavalhadas mantêm viva a alma de Franca; espetáculo acontecerá nos dias 1º e 2 de agosto
    • Copa do Mundo: movimento varejista impacta setor gráfico
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Cairo Still
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • Franca Cidadã
    • Mulher Q Empreende
    • Fato Esportivo
    • Porça News
    • Agora Franca
    • Intelecto Saber
    • +Colunas
      • Sociedade Organizada
      • HUMANARTE
      • Rádio FNT
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    Portal FNTPortal FNT
    Início » Brasil celebra Dia da Gastronomia Saudável em 18 de junho
    Notícias Corporativas

    Brasil celebra Dia da Gastronomia Saudável em 18 de junho

    DINOBy DINO29 de junho de 2023
    Brasil celebra Dia da Gastronomia Saudável em 18 de junho
    Brasil celebra Dia da Gastronomia Saudável em 18 de junho

    No próximo domingo (18 de junho), o Brasil celebra o Dia da Gastronomia Saudável. A data foi estabelecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2016 com o objetivo de chamar a atenção para a importância do uso integral dos alimentos na alimentação a fim de gerar o menor desperdício possível.

    Aliás, mais de 131 milhões de pessoas na América Latina e no Caribe não têm recursos para comprar alimentos saudáveis, segundo um relatório da própria ONU. Além disso, o balanço aponta que 22,5% da população não tem acesso a uma dieta saudável. 

    Para Marcelle Francavilla, chef e professora de Alta Gastronomia e Cozinha Internacional da IGA Niterói, gastronomia saudável é o ato de transformar o alimento de forma mais “pura” possível, isto é, possibilitar que o resultado agregue o sabor, a quantidade e a qualidade dos alimentos, ao mesmo tempo que alimenta, sem que o cozinheiro precise interferir com ingredientes industrializados. 

    “Nessa ótica, é impreterível a utilização do alimento ‘in natura’, ou seja, o mais fresco possível. Não se trata de uma cozinha elaborada. Pauta-se na crença de que a alimentação simples, sem muitos aditivos ou preparações, pode ser mais benéfica do que os pratos mais elaborados”, afirma.

    Na visão de Marcelle Francavilla, a gastronomia saudável vai além da cozinha. Abrange o início, a busca e, principalmente, a escolha pelas verduras, frutas e legumes; o meio, que consiste na troca de receitas e experiências, “o cozinhar e o se alimentar”; e o fim, que diz respeito ao correto descarte dos alimentos.

    “Por isso, conscientizar o consumidor a respeito de seus hábitos alimentares e desenvolver formas de tornar esse alimento mais acessível é o desejo desempenhado por muitos empreendedores”, afirma.

    A chef de cozinha ingressou no segmento de comida saudável em 1996. Ela empreendeu em uma loja de produtos naturais, que logo se transformou em um restaurante de comida saudável e funcional. “Nesse caminho, começou minha paixão pela gastronomia e todo o universo de possibilidades que ela oferece”.

    A partir daí, Francavilla explica que começou a estudar, fez diversas especializações – inclusive no IGA. “Na escola, dou aulas para crianças e ensino a importância do preparo e das técnicas para obter diferentes versões de um só alimento”, afirma.

    Ela conta que costuma dizer aos alunos que talvez não tenham gostado de um alimento porque ainda não encontraram uma preparação ou uma receita que apreciem, já que é possível servir um prato de diversas formas diferentes – e, portanto, não se identificar com um modo de preparo não significa não gostar de todos. “É muito interessante como as crianças ficam curiosas e felizes com essas descobertas”.

    Instituto promove a cultura da alimentação saudável

    A professora de Alta Gastronomia e Cozinha Internacional da IGA Niterói destaca que manter uma alimentação equilibrada e saudável, atualmente, tem sido um desafio. “Por isso, para os adultos, a escola oferece aulas voltadas para a cozinha saudável, onde desenvolvemos toda a importância e aplicabilidade prática dessa temática”, afirma.

    Marcelle Francavilla também ressalta que, apesar do fácil acesso às informações que a tecnologia proporciona, que ajuda a compreender o tipo de alimento que se está comprando, qual sua origem, como ele é feito ou se contém agrotóxicos, por exemplo, as pessoas continuam consumindo alimentos maléficos para a saúde.

    “Como chef de cozinha, acredito no poder dos alimentos e no quanto agregam ao nosso corpo e mente, tendo um impacto diretamente proporcional à melhora da nossa saúde”, pontua. “Nessa ótica, o conceito da gastronomia saudável, explorado durante as aulas, muito mais do que se alimentar corretamente, consiste em um estilo de vida que busca, por meio de uma reeducação de nutrientes, uma maior qualidade de vida”, complementa.

    Francavilla ressalta que, além de ter relação com as consequências que a alimentação gera para o indivíduo, a gastronomia saudável se relaciona, também, aos impactos causados ao meio ambiente pelo consumo alimentar, como desperdício de comida, consumo consciente de produtos em risco de extinção, coleta seletiva e o reaproveitamento de alimentos.

    “Desse modo, no IGA, levamos para dentro da cozinha a importância de saber manipular cada alimento e conhecer todas as suas possibilidades de preparo para, assim, utilizá-lo de forma total e evitar o desperdício”, exemplifica.

    Por fim, a professora observa que a gastronomia saudável é um universo que promove o desenvolvimento do cozinheiro para dentro e fora da cozinha, estimulando tanto a sua melhora individual – física, no consumo de alimentos mais benefícios para a saúde -, quanto coletiva – aperfeiçoando a forma como “o cozinhar” impacta a sociedade como um todo.

    “A gastronomia saudável é uma filosofia que consiste em tomar consciência sobre tudo que envolve o ato de se alimentar. É um caminho longo entre colher, comer e o descartar, e todos podem conhecer mais de perto esse vasto universo”, afirma.

    Para mais informações, basta acessar: https://iga-la.com/bra/

    Endereço: Rua Geraldo Martins 206, Icaraí-Niterói/RJ

    Telefone: (21) 3492-2214

    Whatsapp: (21) 98399-7002

    COMUNICAÇÃO Economia Educação EMPREENDEDORISMO SOCIEDADE

    Related Posts

    Entenda o que é a depilação definitiva com laser de díodo

    24 de junho de 2026

    Acesso ao processo no Juizado garante o acesso à Justiça?

    24 de junho de 2026

    Teuto bate recorde e produz 741 milhões de unidade

    24 de junho de 2026
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • Entenda o que é a depilação definitiva com laser de díodo
    • Acesso ao processo no Juizado garante o acesso à Justiça?
    • APAE Franca realiza Dia de Copa com partidas temáticas e narração ao vivo
    • Teuto bate recorde e produz 741 milhões de unidade
    • Fungetur apoia turismo brasileiro com R$ 826 milhões
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Local

    APAE Franca realiza Dia de Copa com partidas temáticas e narração ao vivo

    By Reporter no Fato

    Evento reuniu apresentações artísticas, partidas entre seleções clássicas e narração esportiva ao vivo, promovendo integração…

    Há 195 anos, Cavalhadas mantêm viva a alma de Franca; espetáculo acontecerá nos dias 1º e 2 de agosto

    24 de junho de 2026

    URGENTE: Prazo final para editais da cultura se aproxima e Franca pode perder recursos Federais

    18 de junho de 2026

    Pedágio de Eletrônicos arrecada 3 toneladas de materiais e reforça importância da destinação correta durante todo o ano

    18 de junho de 2026
    Arquivos
    • junho 2026
    • maio 2026
    • abril 2026
    • março 2026
    • fevereiro 2026
    • janeiro 2026
    • dezembro 2025
    • novembro 2025
    • outubro 2025
    • setembro 2025
    • agosto 2025
    • julho 2025
    • junho 2025
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    © 2026 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.