Diretoria participa de Live para contar um pouco das lutas e conquistas contínuas
Na manhã da última quinta-feira, no Teatro Central da Unifran, o Grupo Santa Casa de Franca realizou uma importante Live, com a participação de Diretores e Gestores da entidade, contando um pouco da história recente e falando sobre o futuro dessa importante instituição filantrópica.
Com uma visão de gestão compartilhada, em um formato de governança, o Presidente da Santa Casa de Franca, Tony Graciano, conta como vem vencendo os obstáculos diários sofridos por todas as santas casas do Brasil. Na Live foram abordados temas como hospital escola, a educação como um dos pilares para excelência dos serviços, como superar um déficit com a defasagem da tabela SUS, os últimos anos e os próximos 10 anos da entidade.
Com apresentação do Jornalista e diretor do Portal FNT, participaram da Live o Presidente do Grupo Santa Casa de Franca, Sr. Tony Graciano, o Administrador Thiago Silva, os médicos Dr Ciro Botto, Diretor Clínico da Santa Casa, Dr. Eduardo Migani, Diretor Técnico, Dr. Laurence Dias de Oliveira, Diretor Técnico dos Hospitais do Coração e do Câncer.
Assita na íntegra pelo link da Extensão Universidade de Franca – https://www.youtube.com/live/LZ7d5J0cOt8?feature=share
SANTA CASA DE FRANCA – A FUNDAÇÃO
Do sonho ideal de cidadãos francanos beneméritos nasceu em 16 de junho de 1897 a Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca. Ao longo de mais de um século, foi edificada uma grande história de trabalho pela vida humana!
Ao longo desses 126 anos de existência, a instituição evoluiu e vem se reinventando continuamente, sendo hoje um Grupo Hospitalar com mais de 2.800 colaboradores e um Corpo Clínico com aproximadamente 300 médicos altamente qualificados, que atendem Franca e mais 22 municípios em urgências e emergências de alta complexidade.
No enfrentamento à pandemia, a Santa Casa de Franca foi pioneira na região, criando nos primeiros meses do ano de 2020 uma grande ala específica para tratamento dos pacientes com COVID-19. Rapidamente tornou-se uma importante referência entre os hospitais especializados, demonstrando excelência nas áreas médicas e técnicas, sendo escolhida pelo InCor para transmitir conhecimentos no Programa de Tele UTI para os profissionais da saúde de outros centros COVID.
Na busca constante pela qualidade e excelência na prestação de serviços de saúde, a diretoria e os gestores traçaram um Plano Diretor para os próximos 20 anos, no qual projetam a construção de um grande complexo hospitalar, unificando as 3 unidades em um só local, facilitando o acesso pelas principais avenidas e rodovias, proporcionando mais eficiência nos processos pela proximidade física dos prédios e ampliando a capacidade de atendimento à população da região!
Recentemente, em maio de 2023, realizou seu Planejamento Estratégico, que traça as diretrizes institucionais que serão trabalhadas em busca de sustentabilidade econômico-financeira, gestão de pessoas, relacionamento com a comunidade, gestão dos atendimentos SUS e particular, sempre com foco na missão de prestar atendimento de saúde com qualidade em busca de excelência.
Por isso o Grupo Santa Casa de Franca trabalha com responsabilidade e comprometimento, para oferecer os melhores serviços de saúde, com o respeito e a qualidade que a população merece!
Em 2014 o Grupo Santa Casa de Franca conquistou a certificação de HOSPITAL DE ENSINO, por manter programas de Ensino e Pesquisa e de Residência Médica, investindo em tecnologia e ambiente propício ao ensino prático para a formação de médicos e demais profissionais da saúde; têm ainda parcerias com as duas universidades locais que possuem cursos de Medicina, possibilitando manter dois grandes ambulatórios-escola que prestam serviços de saúde à comunidade.
O Grupo Santa Casa de Franca conta também com importantes comissões que atuam na instituição, como: Comissão de Controle de Infecção Hospitalar:
- que garante o continuo monitoramento dos protocolos para evitar contaminações e garantir a segurança dos pacientes e dos profissionais;
- Comissão Intra Hospitalar de Transplantes: que promove um importante trabalho no contato com as famílias para autorizarem a doação de córneas e órgãos para transplantes, com o objetivo de salvar vidas!
Mas, todo esse intenso trabalho de gestão é realizado com um único objetivo: o RESPEITO ÀS PESSOAS – e é por isso que a administração investe fortemente em ações de humanização, seja para os pacientes, seus familiares e acompanhantes, e também para os colaboradores da instituição, pois são eles que têm o contato direto com o público atendido.
GESTÃO INOVADORA
A partir de 2005 o Grupo Santa Casa de Franca iniciou uma administração com presidente e diretores voluntários, visando uma ampla melhoria de suas unidades hospitalares, realizando reformas prediais, adequações nas acomodações e nos setores de atendimento ao público.
No ano de 2014, a administração implantou um modelo de gestão pioneiro no setor de saúde, terceiro no Brasil, o LEAN HEALTHCARE: uma filosofia que visa a gestão eficiente dos recursos (evitando gastos desnecessários e desperdícios) com foco na melhoria continua de todos os processos, desde a entrada do paciente até sua plena recuperação no pós-alta.
Inicia-se também um formato de administração participativa, no qual a diretoria, visando a transparência abre espaço para representantes do município, do governo estadual e da Promotoria Pública para acompanharem e auxiliarem nas decisões administrativas. Um aspecto importante da administração do Grupo é o relacionamento com as esferas parlamentares, abrindo portas para o recebimento de verbas provenientes dos poderes públicos municipais, estaduais e federais e emendas parlamentares individuais. Assim é possível manter o alto nível de qualidade na prestação de serviços de saúde – contando ainda com um grande apoio da população, que participa de ações filantrópicas a realiza doações para a instituição.
E com o dinamismo desta gestão, o Grupo Santa Casa de Franca está sempre inovando e implantando novos projetos para melhoria continua de toda a estrutura técnica e humana, como:
- Projetos para segurança do paciente;
- Beira leito: com implantação de carrinhos digitalizados para gestão dos medicamentos prescritos, usando identificação por códigos de barra, desde a saída da farmácia até a chegada ao paciente, garantindo total segurança nas medicações;
- Implantação das Políticas de Humanização do SUS: trabalhando a melhoria continua da ambiência em todas as áreas dos hospitais, das relações entre os colaboradores e também dos profissionais com os clientes, implantação de protocolos técnicos, sempre promovendo uma atmosfera mais leve e colaborativa. Ouvidoria, Pesquisas de Satisfação, Assistência Social e Psicológica, entre outros, são algumas das muitas formas de valorizarmos o ser humano e estar atentos às suas necessidades.