Quem quer
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), quer vender ou ocupar 36.954 imóveis de propriedade do Estado num plano de desinvestimento em ativos públicos. A ideia poderia gerar uma receita de R$ 320 milhões aos cofres públicos e uma das joias da coroa do plano é o Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi, atual sede do governo paulista. Tarcísio quer transferir a sede para o bairro dos Campos Elísios, na região central da cidade, para um prédio que receberia toda a administração pública. Detalhe: o Einstein é candidato ao Palácio dos Bandeirantes, inclusive até a não depender desse plano.
Abin no GSI
Está escrito na MP dos Ministérios aprovada na semana passada: “Ao Gabinete da Segurança Institucional da Presidência compete coordenar as atividades da inteligência federal”. Ou seja: conforme reivindicação do general Amaro dos Santos (GSI), a Abin – Agência Brasileira de Inteligência – deveria rapidamente deixar a Casa Civil e ser transferida para sua área. Parlamentares, à propósito, já avaliam que não há muitas chances do Planalto conseguir manter a estrutura da Abin na Casa Civil, o que geraria nova crise com o Legislativo. Costa como se sabe, é um dos ministros mais criticados do governo.
Nas nuvens
Lula quer transformar um avião A330 da Aeronáutica para uso da Presidência, mas o arranjo pode custar muito caro. Então, ele pensa em comprar outro, usado e já com sala de reuniões, 100 poltronas semileito, banheiro com chuveiro e suíte com cama de casal. A primeira-dama Janja está encantada com a ideia: o maridão já lhe prometeu muitas alegrias nas nuvens.