A deputada Delegada Graciela destacou uma importante ação de proteção às mulheres ocorrida na Assembleia Legislativa. A Comissão de Saúde da Assembleia deu parecer favorável ao Projeto de Lei 134/2022, voltado à proteção e combate ao papilomavírus humano (HPV), causador do câncer de colo de útero.
Assinada em conjunto pelas deputadas Delegada Graciela (PL), Edna Macedo (Republicanos) e a ex-parlamentar Patrícia Gama, a propositura legislativa recebeu voto do relator Alex de Madureira (PL).
Conforme a matéria, a política estadual contra o HPV abarcaria quatro eixos de atuação: conscientização, imunização, diagnóstico e tratamento. No caso da vacinação, o foco seria meninas e meninos, de 9 a 14 anos de idade. A ideia é montar um calendário anual oferecendo a vacina preferencialmente nas escolas estaduais.
“Especialistas apontam que a melhor ação de prevenção às doenças provenientes do HPV é a imunização. Ademais, estima-se que os quadros de câncer cervical podem ser reduzidos em 2/3, caso haja a imunização completa da população”, justificaram as autoras. O PL 134/2022 segue tramitação na Casa e precisa passar por votação em Plenário, para ser aprovado.
A deputada Graciela é autora também do PL Nº 570, de 2023, que “Institui no âmbito do Estado de São Paulo a Campanha Março Amarelo e Lilás, dedicada a ações de prevenção à endometriose e ao câncer do colo do útero.
Assessoria Parlamentar Deputada Delegada Graciela
Foto: Divulgação