Os vereadores da Câmara Municipal de Franca aprovaram, na sessão desta terça-feira, 30, projeto de autoria do vereador Della Motta (Podemos) que institui o Dia da Policial Militar Feminina, a ser comemorado no dia 12 de maio e dá outras providências.
O parlamentar argumentou que o Estado de São Paulo foi pioneiro na inclusão do sexo feminino na PM a partir da criação do Corpo de Policiamento Especial Feminino na década de 50. “No entanto, foi somente a partir da década de 1970 que as diversas Polícias Militares no país realmente se abriram ao ingresso de mulheres”, observou.
Ao pedir aos demais vereadores que aprovassem o projeto, Della Motta lembrou que nos últimos 68 anos, o sexo feminino aumentou significativamente sua participação na polícia, passando a representar quase 15% do efetivo nacional. “Algumas dessas mulheres ocupam hoje cargos de alto escalão e, após muita luta por reconhecimento, passaram a ser vistas e tratadas como iguais dentro da corporação. Do efetivo total da PM no Estado: 79.718 policiais militares, 11.406 são mulheres que ocupam hoje todos os cargos e funções dentro da instituição”.
Para o parlamentar, “os desafios das mulheres na instituição são inúmeros, sendo assim, o objetivo da data é homenagear as policiais militares que dedicam a vida na profissão para preservar a ordem e a segurança pública”.
Della Motta ainda ressaltou que “essas mulheres fazem várias jornadas como dona de casa, mulher e profissional de polícia. Trabalham visando principalmente salvar vidas, então, nada mais é para marcar no nosso calendário municipal. Essas mulheres defendem nossa população com o sacrifício da própria vida”.
Segundo o vereador, as policiais femininas atuam em todos os postos da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Águia, Força Tática, Baep e Canil. “Elas trabalham em todos esses setores com toda dedicação e maestria’”, finalizou.