Guerra interna
O Ministério de Minas e Energia é comandado pelo ex-senador Alexandre Silveira, que tem bom trânsito no Congresso e vive uma guerra interna com Marina em razão do veto do Ibama ao avanço dos estudos para exploração do petróleo na Foz do Amazonas. A ministra, por outro lado, tem sido criticada, internamente pela distância com que trata os parlamentares. Arthur Lira, presidente da Câmara, diz que “falta interlocução de Marina com o Legislativo”. E emenda: “Você não pode viver desconectado à técnica da política. Não funciona”.
MP nos ares
O PRG Augusto Aras retomou os planos de aquisição de até seis aeronaves de pequeno porte para o Ministério Público. O projeto foi anunciado no ano passado, mas não decolou. Agora, Aras promete fechar a aquisição dos aviões até agosto. O PRG está empenhado em deixar a frota como legado de sua gestão à frente do Ministério Público – isso se não for reconduzido ao cargo por Lula. As aeronaves atenderão, especialmente, ao deslocamento de procuradores na Região Amazônica. Serão comprados aviões pequenos, de seis lugares e o custo total não deve passar de R$ 2 milhões.
Recursos
A condenação do ex-presidente Fernando Collor pelo STF por corrupção passiva e lavagem de dinheiro ainda permitirá que sua defesa apresente recursos antes de uma eventual prisão. Também há possibilidade de pedidos de vista (mais tempo para análise) que interrompem a tramitação do processo. O caso está próximo da prescrição. Segundo especialistas, caberiam os chamados embargos infringentes, recursos apresentados contra um acórdão não unânime.
Agora, não
Em suas redes sociais, o presidente Lula, informou que negou o pedido do presidente russo Vladimir Putin, para participar do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo que irá acontecer entre 14 e 17 de junho. Ele afirmou que o convite primeiramente foi feito pelo ministro de Negócio Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov, em abril, e Putin reiterou o convite por uma ligação, no qual recebeu a negativa da ida. Lula afirmou ainda que durante conversa com o presidente russo, disse que continua à juntamente com Índia, Indonésia e China para tentar um acordo de paz entre a Rússia e a Ucrânia. Lula também diz ter afirmado que não visitará nenhum dos dois países enquanto não houver uma trégua no conflito.