Drogas a crédito
O Ministério da Justiça está investigando ligações do PCC com o crime organizado na Europa, especialmente com as máfias albanesa e búlgara. No passado, investigações da PF apontaram relações do Primeiro Comando da Capital (PCC) com grupos e facções da Sérvia e da Itália. Hoje, as máfias búlgara e albanesa ocupam posição de destaque. A organização albanesa movimenta um volume tão grande de negócios que, atualmente, é um dos raros grupos criminosos com o privilégio de comprar drogas a crédito na América do Sul. As autoridades policiais europeias querem asfixiar o uso de mulas, vide as seguidas prisões de brasileiros no continente.
Retrato
Segundo a Organização Mundial da Saúde, apenas durante o primeiro ano da pandemia de covid-19, casos de depressão e ansiedade aumentaram mais de 25% globalmente. O suicídio foi responsável por mais de 1 em cada 100 mortes, sendo que 58% ocorreram antes dos 50 anos de idade. Segundo a Unicef, 15% dos adolescentes da América Latina vivem com algum tipo de transtorno mental. Depressão e ansiedade respondem por metade desses transtornos e suicídio é a terceira causa de mortes entre adolescentes de 15 a 19 anos. Abuso sexual infantil e abuso por intimidação são causas da depressão.
Advogada do PT
A petetização dos tribunais superiores pode não ficar restrita à indicação de Cristiano Zanin para o STF. O nome da advogada Edilene Lobo circula pelo Planalto como forte candidata a uma das vagas abertas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ela advoga para o próprio PT há mais de 20 anos. No ano passado, chegou a se candidatar ao cargo de ministra substituta do TSE, mas seu nome – como não poderia deixar de ser – não passou pelo crivo do então presidente Jair Bolsonaro.
Aqui e lá
A Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, foi multada em 1,2 bilhão de euros pela União Europeia por violar normas de proteção de dados. É a maior punição dada por esse tipo de violação. É o equivalente a 6,4 bilhões de reais, exemplo de como os europeus têm agido na regulação, que não ocorreria no Brasil. Por aqui, Legislativo ainda hesita diante do lobby das grandes empresas de tecnologia.