Uma doença complexa e de difícil diagnóstico. Por este motivo, as pessoas devem estar atentas aos seus primeiros sintomas (dor nas articulações, fadiga, inchaço, febre, vermelhidão na face) para que possam começar com o tratamento antecipadamente.
A ideia da criação do Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lúpus surgiu justamente para conscientizar a população sobre a importância de se manter ciente sobre os aspectos desta doença, celebrado anualmente em 10 de maio.
Estima-se que existam aproximadamente 200 mil brasileiros com lúpus.
Algumas instituições e associações de combate ao lúpus realizam diversas atividades nesta data com o objetivo de ajudar a conscientizar as pessoas sobre a importância do reconhecimento e tratamento desta doença.
O que é Lúpus?
O lúpus é uma doença genética (não hereditária), o que quer dizer que há pessoas que estão predispostas a tê-la, mas não significa que uma mãe com lúpus terá um filho com a mesma doença. O lúpus pode ser desencadeado por fatores hormonais ou ambientais, é autoimune, não contagioso, infeccioso ou maligno, mas sim crônico.
Não existe cura para o lúpus, no entanto, pode ser controlado, de modo a manter a qualidade de vida do paciente.
Fonte: calendarr.com