Novo hatch totalmente elétrico com o visual parecido com o do famoso Fusca, é lançado na China, e essa produção não agradou muito os fabricantes da grande marca VW, já que as semelhanças são muitas entre os modelos.
Como em outros casos, não é a primeira vez que a montadora da China tenta “homenagear” um veículo, lançando uma versão quase ou totalmente parecida, mas isso acaba causando grandes repercussões entre as fabricantes.
O modelo Hatch da China recebeu o nome de Ballet Cat, e ele está servindo de fundamento para um novo veículo elétrico fabricado pela Great Wall Motors, além disso, ele estará desembarcando no Brasil em breve.
O assunto causou polêmica na VW
É claro que com toda essa “novidade”, o assunto acabou repercutindo na VW, onde a marca achou que o modelo basicamente é uma cópia do famoso fusquinha, só que um pouco mais alongado e modernizado comparado ao habitual.
A Volks se pronunciou em relação a esse modelo, dizendo que serão analisados se houve algum tipo de “violação” comparado a sua versão original. Contudo, ainda não se sabe se eles tomarão ou não algumas atitudes de modo legal, em relação a isso.
Esses processos de análises acabam demorando um pouco para acontecer, e muitos pontos são analisados. Portanto não se sabe se será possível entrar com algum tipo de medida, por conta das leis chinesas que são bem diferentes e mais flexíveis.
O Novo Ballet Cat
Ainda tem alguns pontos que são um mistério no novo hatch elétrico, como o visual dianteiro, a parte interior do veículo, o tamanho e a sua motorização. Apesar de não termos uma data prevista para começar a produzir os carros, a estimativa é que se inicie ainda neste ano.
Bom, o seu design você já sabe que é baseado no Fusca, mas com tons mais modernizados e alongados, só não se sabe o quanto. Em relação as baterias, é possível que encontremos dois tipos, sendo uma de 47,8 Kwh com uma grande autonomia de 401 km, e a segunda opção de 59,1 Kwh apresentando uma autonomia ainda maior, chegando a cerca de 100 km a mais.
Em abril deste ano, a marca Ora, que é investidora da Ballet Cat, começou a estudar por um modelo mais moderno da versão do Fusca, dando o nome de Punk Cat. Portanto, com esse novo Hatch, ela decidiu aproveitar e melhorar alguns quesitos da versão anterior.
Um futuro de carros elétricos no Brasil e no mundo
A GWM, não é a primeira marca que está empenhada nos investimentos e criações dos carros elétricos, tendo em vista que muitas das grandes e famosas companhias já tiveram até o seu primeiro lançamento de um veículo descarbonizado.
Agora, os carros elétricos são uma novidade no mundo todo, mas daqui pra frente, eles serão tão comuns que poderá apenas existir veículos híbridos e olhe lá! A marca da GWM, já anunciou que pretende vender diversos carros elétricos para o Brasil, e isso não está em um futuro não tão distante, já que a companhia já fechou negociações com a fábrica da Mercedes aqui no nosso país.