A novela envolvendo o retorno da Maria Fumaça para Franca ganhou novo capítulo e poderá ter um final feliz. Mesmo havendo uma disputa judicial pela posse, um acordo amigável está sendo costurado para que a locomotiva esteja de volta em 2024 quando a cidade vai comemorar seu bicentenário.
Por solicitação do vereador Ilton Ferreira, a deputada Delegada Graciela agendou audiência com o prefeito de Campinas, Dário Saadi e com representantes do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural. O procurador da Prefeitura de Franca, Eduardo Campanaro, também participou.
“Fomos a Campinas tentar uma solução amigável para o retorno da Maria Fumaça para Franca. Há uma ação judicial para decidir sobre a posse, mas o prefeito Dario Saadi, meu conterrâneo de Pedregulho, se colocou à disposição para conversar com o pessoal da Associação e ver o que pode ser feito”, disse a deputada Graciela.
O prefeito de Campinas entendeu que seria um marco para Franca, e para toda a região da Alta Mogiana, a Maria Fumaça retornar e ficar exposta na Estação Mogiana de Franca no aniversário de 200 anos da cidade a ser comemorado no ano que vem. “O retorno da Maria Fumaça, caso se concretize, será um resgate importante da nossa história e da nossa cultura”, finalizou a deputada Delegada Graciela.
O vereador Ilton aprovou um requerimento na Câmara pedindo informações sobre o paradeiro da locomotiva e cobrando o seu retorno para Franca. “A Maria Fumaça é nossa. Ela tem que estar em nossa cidade”.
Patrimônio histórico de Franca, a máquina está encostada há décadas em um galpão na antiga estação ferroviária “Carlos Gomes” em Campinas. Está sob guarda da ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária).
Assessoria Parlamentar Deputada Delegada Graciela