Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Curso Formação de Especialistas em Cultura Organizacional tem inscrições abertas

    5 de junho de 2025

    Angra recebe nota máxima no Mapa do Turismo Brasileiro

    5 de junho de 2025

    Crazy Week 2025 impulsiona economia em Foz do Iguaçu

    5 de junho de 2025
    Facebook Twitter Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • Curso Formação de Especialistas em Cultura Organizacional tem inscrições abertas
    • Angra recebe nota máxima no Mapa do Turismo Brasileiro
    • Crazy Week 2025 impulsiona economia em Foz do Iguaçu
    • Atendimento humanizado é foco da Clinipae
    • Pós-graduação é ponte para a transição de carreira
    • Impermeabilização exige uso de produtos regularizados
    • João Adolfo palestra em Dubai sobre presença digital
    • Hidrojateamento é opção sustentável para desentupimentos
    • Hinode reduz custos em mais de 70% com migração de TI para a nuvem
    • Livros sobre biodiversidade são distribuídos para escolas públicas
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Cairo Still
    • Sociedade Organizada
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • HUMANARTE
    • Fato Esportivo
    • Porça News
    • Agora Franca
    • +Colunas
      • Rádio FNT
      • Conecta Franca
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    Portal FNTPortal FNT
    Início » Brasil é um dos países que mais consomem podcast no mundo
    Notícias Corporativas

    Brasil é um dos países que mais consomem podcast no mundo

    DINOBy DINO24 de abril de 2023
    Brasil é um dos países que mais consomem podcast no mundo
    Brasil é um dos países que mais consomem podcast no mundo

    Um estudo divulgado em 2022, realizado pela plataforma CupomValido.com.br com dados da Statista e IBOPE, mostrou que com mais de 30 milhões de ouvintes,  o Brasil é o terceiro que mais consome podcast no mundo, ficando atrás apenas da Suécia e Irlanda. Nos últimos 12 meses, mais de 40% da população brasileira ouviu pelo menos uma vez algum programa – a Suécia, primeira colocada no ranking, possui uma taxa de 47%, e os países que menos consomem podcast são: Japão, Taiwan, Malásia e Paquistão, com 5%. 

    Segundo a Rádio Senado, no Brasil, o Dia do Podcast é comemorado em 21 de outubro, e a data é uma referência ao primeiro episódio do primeiro podcast brasileiro publicado, o Digital Minds, de Danilo Medeiros, em 2004. 

    Ainda de acordo com o estudo em relação às plataformas, o Spotify lidera com 25% de participação no mercado. No streaming, os podcasts mais executados no país em 2022 foram: “Podpah”, “A Mulher da Casa Abandonada”, “Mano a Mano”, “Café da Manhã” e “Psicologia em Prática”. O Apple Podcasts fica em segunda posição com 20% e em seguida o Google Podcasts com 16%. 

    Para Claudio Zanutim, Founder Ic Educ e palestrante, o podcast começou a se popularizar em 2014, e ganhou tração e potência durante a pandemia da Covid-19. Ele recorda que na época, ministrava aulas de estratégias de marketing na USP (Universidade de São Paulo), e sob a influência de um parceiro de trabalho, gravou um podcast de 45 segundos para seu livro “45 Segundos de Insights”. 

    A obra teve seu lançamento em 2016 e a gravação estava em formato de QR Code. “A maioria dos celulares e das pessoas nem sabia o que era o tal QR Code e até mesmo para que servia”, diz. De forma conceitual, ele explica que os podcasts são uma forma de conteúdo de áudio digital que pode ser baixado ou transmitido pela internet. 

    O crescimento dos podcasts no Brasil

    De acordo com a Pesquisa Globo Podcast, realizada pela Globo em parceria com a Kantar Ibope Media, em 2020, o Brasil ocupava o 5º lugar no ranking de países que mais consumiam podcasts no mundo. Os dados mostraram que 57% dos ouvintes consumiram esse tipo de mídia no período da pandemia do Covid-19, e o perfil predominante do público eram homens de 25 a 34 anos, da classe C e, em sua grande maioria, da região Sudeste do país.

    O fenômeno dos podcasts tem agradado o público brasileiro rapidamente nos últimos anos, destaca Zanutim. Para ele, o formato no Brasil, como em outros países, está em crescimento, devido a uma combinação de fatores, incluindo o aumento da popularidade dos smartphones, diversidade de temas, a facilidade de produção, comodidade de consumo e o crescimento de plataformas de streaming. 

    Sobre o aumento do uso de smartphones, Zanutim comenta que as pessoas têm mais facilidade de acesso ao conteúdo de áudio, e assim, estão descobrindo e consumindo esse tipo de conteúdo. Além disso, existem podcasts sobre uma grande variedade de assuntos, desde política e notícias até esportes, entretenimento, vendas, liderança, filosofia e estilo de vida. “É algo para todos os públicos, independentemente de interesses e desejos”.

    A facilidade em produzir conteúdo

    A produção de um podcast é relativamente simples e barata em comparação com outros formatos de mídia, como televisão, rádio ou cinema. De acordo com Claudio Zanutim, qualquer pessoa com um microfone e um computador pode começar a produzir seu próprio podcast, que pode ser consumido em qualquer lugar, a qualquer hora e em qualquer dispositivo. “As pessoas podem ouvir seus podcasts favoritos enquanto dirigem, fazem exercícios e corridas, cozinham ou realizam outras tarefas cotidianas”, destaca.

    Com a popularidade dos podcasts em ascensão, Zanutim comenta que várias plataformas de streaming, como o Spotify e o Deezer, estão investindo em conteúdo original e em melhorias em suas plataformas para facilitar o acesso e a descoberta de novos podcasts. Além disso, muitos criadores de conteúdo estão adotando o podcast como uma forma de expandir seu alcance e se conectar com novos públicos. 

    O formato também é uma oportunidade para as empresas alcançarem seus clientes de maneira mais pessoal e autônoma. Para um bom podcast, Claudio Zanutim destaca que é necessário ter uma estrutura mínima bem iniciada e um conteúdo relevante e interessante alinhado ao público que se quer atingir. 

    Ele destaca alguns insights para quem deseja começar um podcast, como identificar o público-alvo e escolher um tema apropriado, criar uma estrutura clara e organizada para os episódios, certificar que o conteúdo é bem pesquisado. 

    Além de gravar em um lugar silencioso e ter uma edição cuidadosa do áudio, é preciso incluir convidados especiais, promover o material nas redes sociais e interagir com os ouvintes. “É importante ter tanto uma estrutura bem iniciada, quanto um conteúdo relevante e interessante para um podcast de sucesso. E os três ‘Ds’: determinação, dedicação e disciplina”.

    Para saber mais, basta acessar: www.claudiozanutim.com.br

    COMUNICAÇÃO EMPREENDEDORISMO ENTRETENIMENTO SOCIEDADE tecnologia

    Related Posts

    Curso Formação de Especialistas em Cultura Organizacional tem inscrições abertas

    5 de junho de 2025

    Angra recebe nota máxima no Mapa do Turismo Brasileiro

    5 de junho de 2025

    Crazy Week 2025 impulsiona economia em Foz do Iguaçu

    5 de junho de 2025
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • Curso Formação de Especialistas em Cultura Organizacional tem inscrições abertas
    • Angra recebe nota máxima no Mapa do Turismo Brasileiro
    • Crazy Week 2025 impulsiona economia em Foz do Iguaçu
    • Atendimento humanizado é foco da Clinipae
    • Pós-graduação é ponte para a transição de carreira
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Local

    Sabesp promove ações na Semana do Meio Ambiente com foco na educação ambiental em Franca e região

    By Reporter no Fato

    Programação conta com palestras, plantio de mudas e evento comunitário em Franca e região Em…

    Pedregulho lidera produção de café em São Paulo e destaca força feminina no campo

    30 de maio de 2025

    6º Pedágio de lixo eletrônico do ‘Allan Kardec’ será no dia 7 de junho

    30 de maio de 2025

    Documentário resgata história da Cachaça no interior paulista e destaca tradição da Fazenda Barra Grande

    29 de maio de 2025
    Arquivos
    • junho 2025
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    © 2025 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.