A voz é um comportamento que revela diversas características individuais: ao ouvir uma voz identificamos e reconhecemos uma pessoa, suas emoções, temos impressões sobre a sua personalidade, intenção e imaginamos até mesmo como é essa pessoa fisicamente. A voz é considerada “o tato à distância”, por isso descrevemos as vozes como aveludadas, ásperas, crepitantes, macias, brilhantes, coloridas, metálicas, dentre outras qualidades.
Ao longo da vida, a voz se modifica naturalmente, pois acontecem mudanças na frequência fundamental,que é o número de vibrações por segundo que as pregas vocais vibram. Essas mudanças ocorrem em virtude das transformações de crescimento e envelhecimento das estruturas responsáveis pela produção vocal.
Nós seres humanos vocalizamos desde o nascimento (choro). Esse mecanismo de produção da voz ocorre pelo ar expiratório, que ao passar pela laringe aproxima e faz vibrar as pregas vocais. Esse som laríngeo é “transformado” e amplificado pelas chamadas “cavidades de ressonância” (principalmente a boca e a faringe), que funcionam como uma espécie de filtro, que modificam e qualificam a voz.
Existem hábitos que são bons para a voz e outros que a prejudicam muito e podem ocasionar doenças e problemas vocais. Se você pretende preservar a saúde de sua voz, siga as recomendações abaixo e tenha uma boa “higiene vocal “:
- Não fume;
- Fale sem esforço e articule bem as palavras;
- Mantenha uma boa postura corporal ao falar ou cantar;
- Hidrate-se bem, beba pequenos goles de água em temperatura ambiente durante o tempo que estiver falando;
- Durma bem;
- Evite pigarrear;
- Evite gritar;
- Evite conversar em ambientes com muito ruídos;
- Tenha uma alimentação saudável e equilibrada, rica em frutas e proteínas;
- Evite ingerir leite e derivados, bebidas gasosas, alcoólicas e chocolate antes de utilizar a voz continuamente.
Algumas condições gripais ou quadros alérgicos podem ocasionar alterações temporárias na voz. No entanto, mudanças que são percebidas por um período maior do que 15 dias devem ser avaliadas por um médico otorrinolaringologista. São elas:
- Rouquidão;
- Falhas ou perda da voz;
- Cansaço ao falar;
- Presença de “ar” na voz;
- Voz mais fraca ao final do dia;
- Dor/Ardência/Incômodo na laringe ao falar.
Uma voz saudável e equilibrada auxilia a comunicação assertiva e eficiente e no exercício da liderança. Influenciamos pela voz e somos influenciados pelas vozes que ouvimos!
Comunicar bem torna os indivíduos mais felizes e conectados uns com os outros.
SEJA AMIGO DE SUA VOZ!
Maristela da Costa Oliveira
Capitão de Fragata (S)
Chefe do Serviço de Fonoaudiologia
Hospital Naval Marcílio Dias
Fonte: marinha.mil.br dia_mundial_da_voz_16 de abril