Durante a frente fria que provocou grandes estragos nas plantações da região, sobretudo, nas de café, a deputada Delegada Graciela recebeu pedido de ajuda de produtores rurais da região. A parlamentar solicitou ao governo a adoção de medidas de apoio ao setor do agronegócio.
No dia 28 de julho, a deputada recebeu em seu gabinete o vereador Beto Brasil, de Pedregulho, que entregou a ela um ofício com reivindicações dos produtores que tiveram suas plantações castigadas pela geada.
Graciela acionou a Secretaria da Agricultura e o governo do Estado. Na indicação publicada no Diário Oficial, dia 5 de agosto, a deputada cobrou que fossem adotadas com urgência providências para a abertura de linhas de créditos aos produtores rurais de todo o Estado, em especial para cidades da região, com condições favoráveis e juros baixos. “A estiagem e a geada afetaram os produtores rurais e comprometeram a produção de café e de outras culturas em Franca, Pedregulho e cidades da região. Os prejuízos causados foram enormes. Por isto, pedi uma atenção especial do governo a este setor que movimenta a nossa economia. Felizmente, o setor será atendido”, afirmou Graciela.
Na próxima quinta-feira, o governador João Doria vai lançar dois programas especiais para o setor agrícola: Programa Agro SP+seguro (segurança no campo) e Ações para o Agro Paulista.
Contemplam o programa a retomada das linhas de créditos, seguro rural, renegociação das dívidas de cooperativas e associações, lançamento do manual do PRA e assinaturas da resolução CAR (Programa Agro Legal), implantação dos corredores sanitários, assinaturas e encaminhamento do projeto de lei, que altera a legislação dos Produtos Artesanais, entrega do mapeamento das estradas rurais e apresentação das regras para “Município Agro SP”.