Ibiraci-MG completou 99 anos na última quinta-feira, 06, e preparou muitas atividades e eventos em comemoração ao grande dia, e shows incríveis com entrada gratuita começando hoje, 08.
Entre as atrações do palco, todas com portões abertos sem cobrança de ingresso, Sábado a partir das 22h no CIEL, tem Dj Mandika e Banda Lady Lux, e no domingo, 09, a festa começa às 10h na praça central, logo após a missa de ação de graças, com a Orquestra de Viola, às 16h30 no palco da Praça tem pagode com Os Marotos, e pra fechar com chave de ouro, às 20h no Palco do CIEL, tem o grande show de uma das melhores duplas do Brasil – Rio Negro e Solimões que prometem fazer um show inesquecível.
Quase um século de história, contada por mineiros do bem, que elevam o nome das minas gerais e projeta a região pelo desenvolvimento e prosperidade contínua do município.
À frente da administração de Ibiraci está o Prefeito Ismael Silva Cândido, que pela terceira vez ocupa o cargo de autoridade máxima do município. Ismael que é filho da terra, conta com o apoio de sua vice Maeli Ribeiro, dos Vereadores da Câmara Municipal, e de um time campeão de Secretários e Diretores, com conhecimento técnico, cada um em sua área, garantindo assim uma gestão de responsabilidade, para o povo e com o povo.
“Estamos caminhando com responsabilidade rumo aos 100 anos de nossa Ibiraci, transformando dia a dia a cidade, evoluindo com o tempo, e fazendo tudo sempre pensando no nosso povo. E nesse sábado e domingo, vamos comemorar com muita festa, na praça e no CIEL, além dos campeonatos e outras atividades que preparamos. No domingo de páscoa vamos fechar chave de ouro as comemorações dos 99 anos de Ibiraci, com os amigo Rionegro e Solimões, esperamos todos no CIEL.” Disse o Prefeito Ismael Cândido.
A História
O município de Ibiraci-MG, está situado no sul de minas, completando no dia 06 de abril 99 anos de emancipação política. A cidade, que prospera continuamente, faz divisa com estado de São Paulo e com o município de Cássia, e foi elevada à categoria de município com a denominação de Ibiraci, pela lei estadual nº 843, instalado em 06-04-1924.
Segundo historiadores, em princípios do século XVIII, as terras de Ibiraci possuíam diversas fazendas. Nesta época, as principais pessoas da região resolveram erigir sob a invocação de Nossa Senhora das Dores, uma igreja, nas proximidades do atual povoado de Aterradinho, mas as dificuldades surgiram pela falta de água para a construção. Eis que em 1819, D. Faustina Maria das Neves, fez a doação de um terreno, iniciando-se a construção do templo, e sendo encarregado, o tenente João Felizardo Cintra, considerado, pela tradição, como o fundador da cidade.
A construção da Igreja de Nossa Senhora das Dores do Aterrado foi o núcleo inicial a congregar os fazendeiros da região, de onde surgiu a povoação.
O nome Ibiraci, é de origem indígena, podendo ser traduzida por ‘mãe da árvore’. Não se tem informações sobre as razões que teriam determinado a troca do nome de Dores do Aterrado para Ibiraci.