A falta de chuvas nos últimos meses tem agravado a cada dia o problema da crise hídrica em Cristais Paulista. Aliado ao alto consumo, a situação está sendo considerada crítica a cada dia.
A prefeitura já iniciou medidas educativas com a população como a distribuição de folhetos e utilização de carro de som nas ruas, além de ações efetivas como a diminuição da pressão e redução da quantidade de água bombeada para as torneiras dos moradores. “Essa seca está vindo desde outubro do ano passado, e hoje estamos muito piores que a crise vivida em 2014. O momento é tenso, o que ainda está salvando é o novo sistema que capta água há 4 km de distância da cidade, a nova adutora, mas ela vem diminuído dia após dia”, alertou Hélio Domiciano, Secretário de Meio Ambiente.
Diante do caos, o secretário alerta para que a população cristalense colabore e não descarta o início de um racionamento nos próximos dias. “Por enquanto estamos estudando a melhor forma de fazer esse controle, qual o período e tudo mais. Precisamos ter muita consciência e economizar água de todas as formas. Notamos que ainda existem muitas pessoas que insistem em lavar calçada, jogar água na rua com esguicho. Sabemos que tempo seco favorece a sujeira, é época de muita poeira, mas precisamos colaborar. Nos finais de semana o problema fica mais crítico”, finalizou o secretário.