– Evento contou com a presença do diretor de Operações, Roberval Tavares: “A universalização é motivo de orgulho, mais saúde e qualidade de vida” –
A ETE Franca – Estação de Tratamento de Esgoto – foi inaugurada em 2 de março de 1998, comemorando 25 anos agora em 2023. Uma cerimônia foi realizada na noite de quarta-feira (29/3) para celebrar a data. A implantação da ETE Franca possibilitou a universalização do saneamento na cidade, que conta com 100% de abastecimento de água, 100% de esgoto coletado e 100% tratamento dos resíduos.
Estiveram presentes no evento o diretor de Operações da Sabesp, Roberval Tavares de Souza; o prefeito de Franca, Alexandre Ferreira; o superintendente da Sabesp Franca, Gilson Santos Mendonça; além de vereadores; colaboradores e ex-funcionários da Companhia.
A ETE Franca possibilitou a universalização do saneamento na cidade, que conta com 100% de abastecimento de água, 100% de esgoto coletado e 100% tratamento dos resíduos. Com ampla capacidade de operação, a estação trata atualmente em média 550 litros por segundo de esgoto, com eficiência, modernidade, inovação e respeito ao meio ambiente.
Durante o discurso, o diretor Roberval Tavares de Souza comentou que quando foi presidente nacional da ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) teve a oportunidade de conhecer o Brasil e comprovar que o saneamento em Franca é “fora do comum”.
“A gente sempre tem nossos referenciais comparativos, benchmarking, e eu sempre quis ser, quando eu era superintendente da Sabesp, igual a Franca. A gente vinha aqui para ver como faziam e tinham grandes professores para nos ensinar. A questão da universalização é motivo de orgulho, leva mais saúde e qualidade de vida para a população”, disse o diretor.
O superintendente Gilson Santos de Mendonça destacou o pioneirismo da universalização dos serviços de saneamento no município, conquistada com a inauguração da ETE Franca, que possibilitou, ainda na década de 1980, tratar todo o esgoto coletado na cidade. Gilson lembrou que o Novo Marco Legal do Saneamento estabelece como meta a universalização do abastecimento de água, da coleta e do tratamento dos esgotos no prazo de dez anos, ou seja, até 2033, nas cidades brasileiras, uma realidade vivida pelos francanos há 25 anos.
“O exemplo de Franca, e certamente de muitas outras cidades, mostra a relevância de administradores públicos, que independentemente de leis que obrigam, compreendem que o saneamento básico é um valor permanente da sociedade, que jamais deve ser ignorado ou desrespeitado. Não é por acaso que a cidade de Franca é referência nacional em saneamento básico. Tudo isso é o resultado de uma história construída há décadas”.
Referência internacional
Entre tantos projetos inovadores, o mais recente que tem proporcionado destaques nacional e mundial: a purificação do biogás gerado no tratamento de esgoto, em parceria com o Instituto Fraunhofer, da Alemanha.
Transformado em biometano, é usado como combustível e atualmente abastece 40 veículos da frota da Sabesp de Franca. O projeto é pioneiro e reforça o perfil inovador dos serviços de saneamento na cidade e o compromisso da Sabesp com o meio ambiente e gerações futuras.
“É muito interessante a gente criar essa economia circular e esse processo tem que ser ágil porque a vida trouxe a necessidade de mudanças e de se organizar segundo as suas demandas. A Sabesp tem feito isso aqui em Franca, tem dado mostras que pode se reinventar dentro de um processo antigo. É a construção das lagoas (de esgoto), depois de uma estação como esta, a construção de um novo sistema de captação de água, então a gente tem uma condição muito diferente e muito melhor que outros”, afirmou o prefeito Alexandre Ferreira, ao complementar que “muita gente em Franca nem sabe o que é esgoto a céu aberto, porque não experienciou essa realidade aqui”.