Pelo menos dez hospitais da região devem começar a receber, nos próximos dias, pacientes que, hoje, estão nas unidades de saúde de Franca aguardando vagas de internação. Em uma segunda etapa, a Santa Casa abrirá 50 novas vagas.
A informação foi anunciada pela deputada estadual Delegada Graciela (PL) após audiência com o diretor da DRS 8 (Departamento Regional de Saúde) de Franca, Ricardo Bessa, na tarde desta sexta-feira. “Fiquei feliz ao ouvir do doutor Ricardo que o Estado está tomando providências e que teremos boas notícias nos próximos dias”, disse a deputada.
Na manhã desta sexta-feira, técnicos da DRS 8 se reuniram com diretores de hospitais da região de Franca. Eles foram sensíveis e se colocaram à disposição para receberem dois ou três pacientes cada. Alterações serão feitas no sistema de regulação de vagas da Cross. “De acordo com o diretor, essas vagas já devem ficar disponíveis nos próximos dias, o que ajudará a aliviar a fila de espera nas unidades de saúde de Franca”, disse a deputada.
O diretor da DRS também anunciou que, na próxima segunda-feira, acontecerá uma reunião entre o secretário de Saúde, Eleuses Paiva, diretores da Santa Casa e o prefeito Alexandre Ferreira.
A Santa Casa vai apresentar um plano de trabalho para poder disponibilizar 50 leitos de internação, sendo 10 de UTI e 40 de enfermaria. Será necessário um investimento de cerca de R$ 7,5 milhões por parte do Estado. “Com estas medidas, vamos aliviar o sofrimento dos pacientes. É um absurdo que idosos, crianças e pacientes com doenças crônicas tenham que esperar dias por atendimento médico adequado. Continuarei lutando para ajudar a buscar soluções”, finalizou a deputada Delegada Graciela.