O inverno chegou com tudo este ano! Em todo o Brasil, as temperaturas baixas estão batendo recordes. Com isso, os quadros gripais também aumentaram. E agora? Como diferenciar alergia, gripe e Covid-19? O endocrinologista e clínico Dr. João Branco explica a diferença.
As temperaturas baixas também fazem os quadros gripais aumentarem
A rinite não integra o quadro médico infeccioso. Ela está relacionado a fenômenos vasomotores envolvendo variações de temperatura, ou seja, uma reação alérgica, o que é muito comum no inverno, com clima mais frio.
Gripes comuns são infecções virais com sintomas bem parecidos com a Covid-19. Porém, o que diferencia uma doença da outra é o desfecho. A Covid-19 pode desenvolver um quadro vascular ou respiratório grave. Porém, toda gripe precisa ser interpretada como um possível quadro de Covid-19. Por isso, convém à pessoa com sintomas fazer todos os exames necessários até que seja totalmente descartada a hipótese de Covid. Gripes comuns não costumam desenvolver quadros tão graves, mas sempre é necessário ficar atento, fazer exames e o tratamento indicado para cada problema de saúde.