Equipe de uma clínica veterinária de Bertioga se voluntariou para ajudar cães e gatos afetados na tragédia. O time de profissionais também recebe doações para encaminhar a quem precisa.
Um grupo de veterinários de Bertioga, no litoral de São Paulo, se uniu para arrecadar medicamentos, ração e outros itens para ajudar cães e gatos vítimas do temporal que castigou a região nos últimos dias. De acordo com a médica veterinária Marina Saldivar Soares, de 31 anos, aproximadamente 250 animais foram beneficiados pelas doações. (Confira os postos de arrecadação abaixo)
“O sentimento é de gratidão, pois, através do nosso trabalho e do que amamos fazer, conseguirmos também ajudar o próximo e quem mais precisa. Das coisas que mais dão prazer nessa vida para mim é o sentimento de se sentir útil e de contribuir de alguma forma para melhorar a vida de todos”, declarou Marina.
A veterinária contou que a ideia de arrecadar doações para os animais partiu dela e da equipe de profissionais que trabalha na clínica Ôh!Peixão. Entretanto, logo o movimento ganhou o reforço de conhecidos e clientes.
“Nos sensibilizamos muito com a situação em geral. Porém, vimos que pouco se falava dos animais prejudicados pelas enchentes, afinal são vidas que também precisam de ajuda e cuidados”.
Segundo Marina, foram montados kits com o material coletado. “Foram arrecadados medicamentos que sabíamos que seriam usados em quadros como este, insumos para curativos tanto de uso pet quanto para uso humano, rações para diferentes portes e espécies, insumos para o pré-atendimento crítico, como fluídos e medicações de uso injetável. As doações foram destinada aos bairros [de Bertioga] mais afetados pelas enchentes e algumas ONGs do litoral norte também”, explicou.
A veterinária acrescentou que além das doações, os profissionais também se disponibilizaram a receber os pacientes críticos que precisam de cuidados específicos.
“Sou eternamente grata à minha equipe e a todos que nos ajudaram de alguma forma. É um sentimento maravilhoso e inexplicável. Porém, isso é apenas o começo, ainda temos muito pela frente e continuaremos ajudando”, finalizou.
O g1 entrou em contato com a prefeitura de Bertioga, para saber quantos cachorros e gatos foram afetados pelo temporal. Em nota, a Secretaria de Saúde informou que não há esse levantamento.
A administração municipal informou, no entanto, que além do atendimento clínico veterinário gratuito realizado no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), neste sábado (25) a pasta realizará a ação Saúde na Comunidade, no Bairro Chácaras – um dos pontos mais afetados, com atendimento, medicação e distribuição de ração para os pets.
Como ajudar
A ONG Viva Bicho, em Santos, arrecada doações para o Grupo de Resgate de Animais em Desastres (GRAD), que atua em São Sebastião. Até sábado (25), a entidade arrecada ração e vermífugos em quatro postos, sendo três em Santos e um em Praia Grande, também no litoral paulista. Os locais atendem em horário comercial, das 9h às 18h.
Leila Abreu, que atua na ONG Viva Bicho, disse ao g1 que a entidade deve entregar as doações no domingo (26). Além de ração e vermífugos, a organização tenta negociar com distribuidoras o envio de doses de vacinas, que também são necessárias para os animais resgatados pelo GRAD em São Sebastião.
Postos de arrecadação
Santos
- Instituto Viva Bicho – Rua João Guerra, 319, Macuco;
- Hospital Veterinário Viva Bicho – Rua Silva Jardim, 333, Vila Mathias;
- Petland – Avenida Doutor Epitácio Pessoa, 229, Embaré. O local comercializa rações e vermífugos, que podem ser comprados e deixados no mesmo local para doação.
Praia Grande
- Clínica Veterinária Univet – Rua Guimarães Rosa, 247, Ocian.
Fonte: g1