Uma cervejaria localizada na região do Distrito Industrial, foi atuada pela polícia civil na manhã desta quinta-feira (16) por possível falsificação de Chopp. Foram apreendidos mais de 100 barris que seriam comercializados nas regiões de Franca e Campinas, em uma ação conjunta da polícia civil com a vigilância sanitária.
O delegado Márcio Murari, responsável pela DIG (Delegacia de Investigações Gerais), o chopp produzido pela cervejaria era colocado em barris da cervejaria Ambev e vendido como de marcas famosas. A denúncia foi feita de forma anônima, e a polícia constatou que no mesmo local haviam barris de uma empresa francana que comercializa chopp.
A vigilância sanitária também constatou várias irregularidades na empresa, inclusive a exposição de produtos ao meio ambiente de forma inadequada. O local foi imediatamente lacrado por falta de documentação e amostras foram coletadas para perícia e apuração se o produto é próprio para o consumo humano.
Os responsáveis pela empresa e os dois empresários, de Campinas e o proprietário de cervejaria francana, que solicitaram o envasamento do produto em barris de uma empresa de renome, de acordo com o Delegado, responderão criminalmente por crimes contra a saúde pública, contra o consumidor e de uso indevido de marcas, porém permanecerão em liberdade. Todo o local foi periciado por especialistas do instituto de criminalística.
Segundo apurado pela reportagem do Portal Fato no Ato, a cervejaria francana é conhecida por patrocinar grandes shows sertanejos, e deverá ser apurado se o chopp falsificado era distribuído nestes eventos com ou sem a conivência dos organizadores.
*Repórter: Alexandre Silva e Marcela Barros.