Já está atrás das grades o suspeito de ter matado e roubado o aposentado Luiz Wagner Barbosa, de 69 anos, em Cristais Paulista, na madrugada de terça-feira, dia 30. Mateus Daniel dos Santos, de 20 anos, se entregou a agentes da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Franca, que já estavam na sua captura, em Cristais Paulista, uma vez que a prisão temporária do suspeito já havia sido decretado pela Justiça.
Levado até a DIG, Santos contou que agiu em legítima defesa. Segundo o delegado Márcio Murari, Santos disse, em depoimento, que dias atrás teve uma desavença com o aposentado e que, na madrugada do crime, pulou o muro da casa e acabou tendo nova discussão com a vítima. No auge da desavença, o aposentado teria atingido o seu desafeto com uma tesoura. Foi então que Santos pegou um pedaço de pau e desferiu pauladas na cabeça da vítima.
Depois de deixar objetos da casa do aposentado em sua residência,Santos fugiu para a fazenda Belo Horizonte, que fica na entrada de Cristais Paulista. No início da tarde desta quinta-feira (1),ao saber que agentes da DIG estavam no encalço do suspeito, familiares do autor do crime, foram ao encontro dos policiais e informaram que ele queria se entregar.
Ao final do depoimento, Santos foi indiciado por latrocínio—roubo seguido de morte—e, em seguida, levado para a cadia do Jardim Guanabara, em Franca. Se condenado, o suspeito pode pegar até 30 anos de reclusão.
O crime
Segundo a polícia, a vítima, que morava na Rua das Calêndulas, teria surpreendido o vizinho já dentro do seu imóvel, separando objetos para levar consigo.Armado de uma tesoura, o aposentado teria tentado conter o assassino, porém, acabou atingido a pauladas na cabeça e morreu.
Um irmão do suspeito viu ele chegar em casa com diversos objetos subtraídos da casa de Barbosa. Depois de confessar a autoria do delito, o suspeito fugiu sem deixar pistas. Seu pai chamou a polícia. Ao chegarem ao local indicado, policiais militares tiveram de pular um muro que separa os quintais das duas casas. Já dentro do imóvel, eles avistaram o aposentado caído, com uma faca em uma das mãos, e ao seu lado, uma tesoura.Peritos da Polícia Técnica também estiveram no local e observaram ferimentos na cabeça da vítima, que já estava sem vida.
foto:divulgação