A Prefeitura de Franca informou nesta quinta-feira (26) que recebeu o laudo técnico da Defesa Civil de São Paulo sobre o deslizamento de terra que interditou dez casas no início de janeiro no Jardim Brasilândia.
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Infraestrutura disse que recebeu o documento na quarta-feira (25) e que vai avaliar as orientações feitas pelo órgão.
A equipe de produção da EPTV, afiliada da TV Globo, apurou quatro dessas medidas:
- Necessidade da instalação de lonas em parte da área onde houve o deslizamento;
- Controle do descarte da água da chuva nos imóveis, que ficam próximos a um barranco;
- Interdição definitiva de quatro imóveis;
- Monitoramento constante da área.
Os imóveis interditados definitivamente estão com as suas estruturas comprometidas e correm o risco de desabar, segundo a Prefeitura.
Todas as famílias já haviam deixado as residências, conforme informações apuradas pela EPTV.
Ações
De acordo com o secretário de Infraestrutura, Nicola Rossano, os outros seis imóveis interditados serão liberados nos próximos dias aos donos. A medida, no entanto, pode ser revertida a partir de um novo laudo feito pelo poder público.
Atualmente, todas as famílias são acompanhadas pela Secretaria de Assistência Social
“Após o período de chuva, entrarão as providências definitivas embasadas em um laudo que nós temos que contratar, para efetivamente indicar a necessidade de obras, desinterdição ou uma eventual desapropriação”, conta o secretário.
O incidente
As dez casas atingidas pelo deslizamento durante um temporal ficam na Rua Mariana e foram interditadas pela Defesa Civil em 8 de janeiro. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
Nos últimos dias, a Prefeitura prolongou a diária no hotel para as famílias que não poderão retornar às quatro casas.
Atualmente, o auxílio é de R$ 650 para aluguel e mais R$ 190 para gastos com alimentação.