No último sábado, 21, aconteceu o 1º Encontro LGBT+ Elites, em que participaram parlamentares da comunidade, eleitas para o Congresso Nacional e Assembleias Legislativas Estaduais e também reuniu organizações da sociedade civil. Entre os presentes estava a vereadora de Araraquara e Deputada Estadual Eleita, Thainara Faria (PT), a qual recebeu um e-mail com ameaça de morte e conteúdo racista e lgbtfóbico.
“Vou meter uma bala na sua cabeça Thainara e depois matar todos os negros, gays e sapatonas que estiverem junto com você. E depois disso, vou meter uma bala na minha cabeça.” Trazia o e-mail.
Thainara relatou em suas redes sociais, através de um vídeo, que teve que deixar Brasília escoltada, além de participar de todas as atividades também escoltada. Além de lamentar a condição de violência que sofre mulheres pretas e lgbts, na política, e que esse tipo de ameaça é constante e que muitas vezes isso leva a desistência de outras mulheres em ocupar esses espaços. Mas a deputada eleita também afirmou, que “não vou deixar o medo me paralisar”.
Thainara Faria, foi eleita com 91.388 votos, sendo a mulher mais votada para a Assembléia Legislativa de São Paulo, em Franca obteve 2.376. A Secretaria de Combate ao Racismo do PT Franca, lançou uma nota de apoio a vereadora e repúdio às ameaças sofridas, assim como o Coletivo Close Certo também prestou apoio através das redes sociais.
Nota de Repúdio as Ameaças Recebidas pela Deputada Eleita Thainara Faria
Antes mesmo de assumir seu cargo na ALESP, a vereadora de Araraquara e Deputada Estadual Eleita, Thainara Faria, recebeu ameaças de morte ao participar de um evento com parlamentares LGBTQIAPN+ em Brasília.
Isso é inaceitável, um tipo de violência política, com conteúdos lgbtfobicos e racistas. Isso é o ódio que questionamos e lutamos contra todos os dias.
Deixamos aqui toda solidariedade a essa jovem, advogada, lgbt, preta do interior paulista que vem fazendo um trabalho excepcional, na construção de políticas públicas pensando em todes. Para um futuro com menos desigualdade e menos ódio, onde a fome e a violência não sejam manchete do dia a dia e que nossas vidas estejam protegidas e seguras, com nossos direitos garantidos e reconhecidos.
Nosso povo e comunidade estão cansados de tanto descaso e falta de representatividade e ter ações concretas que pensam nas mais diversas realidades. Não precisamos de mais ataques e relatos de dores, de agressões e de assassinatos.
Esperamos a apuração e punição exemplar para quem cometeu esse crime.
Estamos emanando as mais sinceras e boas energias, para que essa nossa guerreira tenha forças para seguir em frente, sem medo, porque não está só, estamos com você Thainara.
SECRETARIA DE COMBATE AO RACISMO PT/ Franca
Aconteceram manifestações similares em todos o país inclusive do Deputado Estadual Eleito em Franca, que também estava presente no encontro, Guilherme Cortez, que utilizou as redes para prestar apoio.