O Vereador de Franca-SP e Presidente do Parlamento Regional Daniel Bassi (PSDB), publicou em suas redes sociais uma analogia comparando a crise atual das Lojas Americanas e o retrocesso que o município de Franca diante do cenário nacional.
Franca já foi rankeada no geral entre as 20 melhores cidades do país, pela revista Exame, em levantamentos realizados por consultorias independentes, e nos últimos anos vem despencando de forma preocupante.
Em seu desabafo, Bassi relata a questão enfrentada pela rede de lojas, que veio a público nessa semana: “A situação envolvendo a Americanas, empresa tida como fruto de uma gestão exemplar, mas que agora tenta uma recuperação judicial para evitar fechar as portas, serve de parâmetro para a gestão Municipal de nossa cidade. No caso da Americanas a falta de transparência com os números reais da empresa expuseram um rombo financeiro que coloca em dúvida toda a credibilidade conquistada ao longo das últimas décadas. No caso da gestão de Franca é preciso que quem manda exercite ao máximo a sua transparência e lisura e ofereça isso para a população de forma continua. O ritmo da administração de Franca não é o mesmo do início. Segundo ranking da revista Exame, elaborado pela consultoria Urban Systems, sobre as melhores cidades para se fazer negócio no país em 2022, Franca caiu quase 90 posições no setor do comércio; caiu mais de 20 posições no setor de serviços; caiu mais de 80 posições no setor imobiliário; caiu mais de 60 posições no setor agropecuário e caiu 11 posições na área da educação. A prefeitura é responsável por esta queda de desempenho e queremos transparência do porque isso está acontecendo.” Concluiu o parlamentar.