Mais um monumento histórico abandonado, localizado no centro de Franca entre as ruas Ouvidor Freire e Voluntários, em uma Praça denominada “Nove de Julho”.
Pelo andar da carruagem a Prefeitura e a FEAC Fundação para mais esporte e menos cultura ainda não agendaram a cerimônia do próximo dia 9 de julho (domingo de 2023) em homenagem aos ex-combatentes francanos da Revolução Constitucionalista de 1932.
Conta às homenagens com autoridades civis, militares, familiares dos ex-soldados, ainda com a participação do Tiro de Guerra, Guarda Civil Municipal e Associação Banda Musical, o que não ocorreu nestes dois últimos anos, gerando descontentamento pelos familiares que todos os anos se fazem presentes na cerimonia.
Os atuais dirigentes da FEAC Fundação Municipal não tem a preocupação de preservar a história, Lamentável! O mesmo vem ocorrendo com outros monumentos históricos de nossa cidade.
Enumeramos alguns dos monumentos e locais públicos abandonados como o busto do Presidente Vargas (na avenida do mesmo nome), estátua de Orlando Dompieri, marco zero na Praça Barão, água da careta (rua voluntários da Franca), obelisco do centenário (defronte ao terminal de ônibus), busto do Dr. Ismael Alonso (entre as ruas Saldanha Marinho e avenida do mesmo nome), busco mãe (ruas Simão Caleiro com Floriano Peixoto, o Edifício do Ex-Colégio Champagnat e tantos outros que com o passar do tempo irão desaparecer se não houver a manutenção, grades de proteção e a preocupação de preservar a história dos que contribuirão com a cidade das três colinas.